CONHECIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DAS ESPÉCIES NATIVAS DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA-MS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2032Palavras-chave:
ÁRVORES NATIVAS, BIODIVERSIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROJETOS ESCOLARESResumo
Introdução: As florestas nativas do estado de Mato Grosso do Sul e, por conseguinte do município de Ivinhema, sofreram forte degradação ambiental por meio do desmatamento não apenas para extração de madeira, mas também para o desenvolvimento urbano. Muitas espécies nativas ainda correm risco de extinção ou encontram-se em estado de vulnerabilidade devido, principalmente ao desmatamento. As árvores nativas podem ser usadas para a recuperação de áreas degradadas, preservação permanente, paisagismo, arborização urbana, etc. O conhecimento da população acerca da vegetação nativa é importante em diversos aspectos dos quais destacam-se projetos escolares que popularizam a ciência. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa relacionada à percepção da população local sobre as espécies nativas. Objetivos: identificar o nível de conhecimento de estudantes, familiares, professores e demais cidadãos acerca das espécies nativas que compõe a vegetação do município de Ivinhema-MS. Material e métodos: realizou-se uma pesquisa descritiva quali-quantitativa de levantamento a partir da utilização de questionário online aplicado à uma amostra de 80 indivíduos da comunidade escolar, buscando conhecer os saberes ambientais e ecológicos sobre a biodiversidade vegetal nativa. Resultados: a análise dos resultados, mesmo que parcial demonstra que a maioria dos participantes foi do gênero feminino (78%) e a faixa etária de maior prevalência foi acima de 30 anos de idade, em sua maioria moradores na zona urbana (83,8%), residentes há mais de 20 anos no município. Quanto à escolaridade a maioria, 68,8% já não é mais estudante e 56,2% estão ou já concluíram o ensino superior. Em relação aos conceitos, 78,8% conceitua corretamente espécie nativa, porém 67,5% não sabe identificá-las. Conclusão: podemos concluir que o desconhecimento da população sobre as espécies nativas do município pode contribuir para com o esquecimento de parte ou maioria destas espécies. O entendimento da comunidade escolar entrevistada pode ser considerado insatisfatório, principalmente no que diz respeito às árvores nativas, no entanto, ainda existem algumas lacunas a serem corrigidas. Acreditamos que boas práticas de educação ambiental e/ou projetos escolares voltados à temática podem contribuir de forma positiva com o conhecimento da comunidade local.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.