JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MODULAR COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA COMUNIDADE DE CRISTALINO/PA

Autores

  • Gleiciane Carreira Salvador Instituto Tecnológico Vale
  • Raiza Alcântara Frota
  • Érika da Conceição Monteiro
  • Raphaella Novaes de Assis

Resumo

Introdução: O Sistema Modular de Ensino caracteriza-se, sobretudo, pela concentração das atividades inerentes a cada matéria da grade curricular durante seis horas por dia e por variável número de dias, de acordo com as cargas horárias previstas para cada campo disciplinar, com isso a grande barreira enfrentada pelos professores de biologia da rede pública consiste na falta de infraestrutura adequada e de ferramenta que possam ajudar o professorem realizar atividades práticas que venham a complementar os conteúdos nos livros didáticos. O acaba sendo em muitas situações a única ferramenta que o docente dispõe para demonstrações em sala de aula, fato, que contribui para a desmotivação tanto dos alunos como do professor, comprometendo o processo de ensino aprendizagem e prejudicando o desenvolvimento crítico dos alunos. Na biologia, o conteúdo “Citologia” é considerado de difícil compreensão e assimilação, pois se trata de um contexto abstrato, podendo ser visto apenas com auxílio de um instrumento chamado microscópio. Objetivo: O objetivo do trabalho é adotar estratégicas de ensino, como jogos lúdicos, para desenvolver nos alunos as múltiplas habilidades. Metodologia: Neste sentido, os passos metodológicos foram desenvolvidos em três momentos: a princípio houve aulas explicativas com auxílio de apostilas ilustrativas, como forma de assimilarem tanto o conteúdo com as estruturas celulares; no segundo momento, por equipes de 5 alunos, a construção de jogos (tabuleiro, caça-palavras, jogo da memória e palavras-cruzadas), cada equipe ficou responsável em escolher e construir seu próprio jogo e em último momento, estes fizeram apresentações sobre seus jogos, explicando suas regras e maneira de jogar. Resultados: Os resultados esperados foram satisfatórios uma vez que todos se empenharam em participar das sequencias metodológicas, se sentiram mais motivados e interessados durante as aulas. Conclusão: Conclui-se que novas estratégias metodológicas, como os jogos didáticos, são excelentes ferramentas que contribuem significativamente no ensino aprendizagem dos alunos no ensino modular.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Carreira Salvador, G. ., Alcântara Frota, R. ., Monteiro, Érika da C. ., & Novaes de Assis, R. . (2020). JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MODULAR COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA COMUNIDADE DE CRISTALINO/PA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 116. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/203