JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MODULAR COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA COMUNIDADE DE CRISTALINO/PA
Resumo
Introdução: O Sistema Modular de Ensino caracteriza-se, sobretudo, pela concentração das atividades inerentes a cada matéria da grade curricular durante seis horas por dia e por variável número de dias, de acordo com as cargas horárias previstas para cada campo disciplinar, com isso a grande barreira enfrentada pelos professores de biologia da rede pública consiste na falta de infraestrutura adequada e de ferramenta que possam ajudar o professorem realizar atividades práticas que venham a complementar os conteúdos nos livros didáticos. O acaba sendo em muitas situações a única ferramenta que o docente dispõe para demonstrações em sala de aula, fato, que contribui para a desmotivação tanto dos alunos como do professor, comprometendo o processo de ensino aprendizagem e prejudicando o desenvolvimento crítico dos alunos. Na biologia, o conteúdo “Citologia” é considerado de difícil compreensão e assimilação, pois se trata de um contexto abstrato, podendo ser visto apenas com auxílio de um instrumento chamado microscópio. Objetivo: O objetivo do trabalho é adotar estratégicas de ensino, como jogos lúdicos, para desenvolver nos alunos as múltiplas habilidades. Metodologia: Neste sentido, os passos metodológicos foram desenvolvidos em três momentos: a princípio houve aulas explicativas com auxílio de apostilas ilustrativas, como forma de assimilarem tanto o conteúdo com as estruturas celulares; no segundo momento, por equipes de 5 alunos, a construção de jogos (tabuleiro, caça-palavras, jogo da memória e palavras-cruzadas), cada equipe ficou responsável em escolher e construir seu próprio jogo e em último momento, estes fizeram apresentações sobre seus jogos, explicando suas regras e maneira de jogar. Resultados: Os resultados esperados foram satisfatórios uma vez que todos se empenharam em participar das sequencias metodológicas, se sentiram mais motivados e interessados durante as aulas. Conclusão: Conclui-se que novas estratégias metodológicas, como os jogos didáticos, são excelentes ferramentas que contribuem significativamente no ensino aprendizagem dos alunos no ensino modular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.