CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA PARA MEDIDA DA CONCENTRAÇÃO DE COVS NA PLATAFORMA ARDUINO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2026Palavras-chave:
AMBIENTES INTERNOS, ADSORÇÃO, QUALIDADE DO AR, FORMALDEÍDOResumo
Introdução: Nas sociedades contemporâneas, a maior parte das pessoas passa cerca de 90% do tempo em espaços fechados. Com isso, a qualidade do ar interior (QAI) dos edifícios assume uma importância, devido à presença de poluentes nesses ambientes, em decorrência do uso dos materiais de construção e decoração sintéticos e das atividades humanas. Tendo em vista que a respiração de um ar poluído provoca efeitos negativos para a saúde e a produtividade, afetando o bem-estar dos seus ocupantes, torna-se imprescindível a aplicação de técnicas e procedimentos para diminuir a concentração de poluentes em ambientes confinados. Objetivos: O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema de baixo custo para medição/monitoramento da concentração de compostos orgânicos voláteis (COVs) em ambientes confinados, utilizando a tecnologia Arduino e a avaliar a aplicabilidade do processo de adsorção para o abatimento de compostos orgânicos voláteis (COVs) em ambientes confinados. Materiais e Métodos: utilizando como adsorventes, cabelo humano in natura e biochar sintetizado a partir da casca de coco verde. Para tanto, construiu-se um aparato experimental para a realização dos testes de adsorção em leito fixo e fluxo contínuo, utilizado para o levantamento de dados por meio de ensaios de adsorção dinâmicos e construção das respectivas curvas de breakthrough e consequente levantamento de parâmetros para o projeto de equipamentos. Resultados: Os resultados mostraram eficiências de adsorção do formaldeído pelo biochar de aproximadamente 100%, para uma altura do leito de adsorção de 13 cm. Já o cabelo humano apresentou eficiências de adsorção entre 30 e 40%, exigindo tempo de contato maior entre o poluente e o adsorvente, para a obtenção de melhores resultados. Conclusão: Os dois materiais analisados podem ser empregados para o abatimento de formaldeído em ambientes confinados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.