ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO BIOQUÍMICA DE Salmonella spp. EM AVES COMERCIAIS DA ESPÉCIE Gallus gallus
Resumo
Introdução: Salmonella é um gênero de bactérias conhecidas vulgarmente como salmonelas, pertencentes à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Essa bactéria está entre as principais envolvidas em surtos de doenças de origem alimentar em diversos países, com ampla disseminação e causando amplo impacto negativo na saúde e economia animal, uma vez que o homem e os animais são seus principais hospedeiros. Objetivo: O presente estudo buscou analisar as amostras de fezes frescas e de suabes cloacais de um plantel de frangos comercias a fim de isolar e identificar bioquimicamente a Salmonella spp. Secundariamente, se propõe realizar um inquérito epidemiológico para subsidiar o diagnóstico bacteriológico. Material e Métodos: O estudo foi realizado em uma granja comercial na cidade de Monte Carmelo-MG. Foram colhidas 50 amostras de fezes frescas e 50 amostras de suabes cloacais, que foram armazenadas, acondicionadas e transportadas para o Laboratório de Microbiologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO. As amostras foram submetidas a cultivos bacterianos de enriquecimento seletivo e não seletivo e isolamento em placas. Além do estudo experimental, foi realizado um inquérito epidemiológico com o levantamento do histórico sanitário das aves e das condições de biossegurança da produção. Resultados: Das 50 amostras de fezes frescas e 50 amostras de suabes cloacais analisadas, nenhuma originou colônias com características sugestivas de Salmonella spp. Conclusão: A partir da análise dos resultados não foi possível cultivar, isolar e identificar a Salmonella spp. a partir de fezes frescas e suabes cloacais. A ausência dessa bactéria pode estar associada ao alto controle higiênico sanitário do plantel amostrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.