INTRODUÇÃO DE LIXEIRAS ECOLÓGICAS NO INTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) CAMPUS COELHO NETO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Antônio Rian Gonçalves Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria Jessica Gomez
  • Adenilson Veneranda Silva
  • Junielson Soares da Silva
  • Marilha Vieira Brito

Resumo

Introdução: A preocupação com o meio ambiente, principalmente devido à poluição ocasionada pelos diversos tipos de materiais que descartamos todos os dias, despertou nos licenciandos em Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), de Coelho Neto, Maranhão, Brasil, a necessidade de desenvolver nos discentes do Instituto Federal de Educação do Maranhão da mesma cidade, alternativas de gestão dos resíduos para diminuir o descarte inadequado de resíduos. Nesse sentido, lixeiras ecológicas são itens requisitados para um descarte consciente, pois facilitam a separação do lixo, diminuindo as chances de impactos nocivos ao ambiente. Objetivo: Confeccionar e introduzir lixeiras ecológicas com os discentes do ensino médio de um polo do Instituto Federal de Educação do Maranhão. Material e métodos: Na primeira fase da pesquisa, será aplicado um questionário (pré-teste) aos discentes de três turmas de ensino médio do IFMA, Coelho Neto, Maranhão, para identificar o conhecimento prévio deles sobre coleta seletiva. Será feita a explanação da temática trabalhada, através de vídeos, palestra, roda de conversa e visita técnica, seguida da confecção de depósitos coletores de resíduos, pelos alunos com o auxílio dos licenciandos da UEMA, com os seguintes materiais recicláveis: garrafas pets, barbantes, tinta spray e sacos plásticos. Os coletores serão então implantados no IFMA, de Coelho Neto. Depois, o questionário será novamente aplicado aos alunos do IFMA. O comparativo antes e depois (pré e pós-teste) da aplicação da ferramenta educativa, servirá de base para a verificação da aprendizagem dos alunos, mediante a intervenção desta pesquisa. Resultados: Esta pesquisa busca, envolver os discentes do campus do IFMA, Coelho Neto-MA, de forma a desenvolverem hábitos que ajudem a minimizar os impactos ambientais causados pela quantidade de lixo gerado pelo ser humano. Conclusão: O ambiente escolar é o local ideal para a realização de atividades voltadas a Educação Ambiental e a coleta seletiva, pois é o espaço onde se aprende motivos para a preservação da escola e respeito ao meio ambiente. Sabendo que parte do lixo produzido na escola pode ser reciclável, a introdução de alternativas para destinação adequada de resíduos, tais como lixeiras ecológicas é uma maneira viável.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Gonçalves, A. R., Gomez, M. J. ., Veneranda Silva, A. ., Soares da Silva, J. ., & Vieira Brito, M. . (2020). INTRODUÇÃO DE LIXEIRAS ECOLÓGICAS NO INTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) CAMPUS COELHO NETO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 114. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/198