ÍNDICE DE ESTOQUE E DISTRIBUIÇÃO DE PELLETS EM PRAIAS (IDEPP) DE SANTOS, BRASIL, DURANTE O VERÃO DE 2020
Resumo
Introdução: Pellets são grânulos extraídos do petróleo que servem de matéria-prima na produção de diversos materiais plásticos. Esses grânulos podem ser perdidos as praias em falhas de atividades que os manuseiam. Em Santos existem diversas fontes emissoras de pellets. Objetivo: Determinar se as sete praias de Santos são Estocadoras ou Distribuidoras de pellets para outras praias da região, ao calcular o Índice de Poluição por Pellets (IPP) e o, elaborado neste estudo, Índice de Distribuição e Estoque de Pellets em Praias (IDEPP). Material e métodos: Foram realizadas cinco campanhas de coletas de pellets nas duas porções de sedimento de cada praia entre janeiro e fevereiro de 2020. Os pellets encontrados na porção semiúmida do sedimento representaram Distribuição e aqueles encontrados na porção seca, Estoque. O IPP classifica de praias entre quantidades Muito Baixas até Muito Altas de pellets. O IDEPP classifica o caráter da praia em relação ao Estoque a Distribuição de pellets, entre inexistente até excessivo. Resultados e Discussões: Foram encontrados 1.550 pellets. Esses grânulos foram distribuídos nas praias Boqueirão e Gonzaga, na parte central do arco praial, de forma predominante e moderada, respectivamente, e nas outras praias de forma leve. Então, tenderam serem estocados na praia José Menino e Pompéia de forma relativa e nas outras praias de forma leve. As praias Aparecida e Ponta da Praia receberam quantidades Muito Baixas de pellets e atuaram como Estocadoras e Distribuidoras de forma leve. A estação do ano é um fator natural que influencia na quantidade de pellets encontrada, tendo maior IPP no inverno, devido às condições meteoceanográficas. Fatores antrópicos como limpeza de praias e movimentação de banhistas ocasionam quantidades menores de pellets encontrados. Em praias mais “preservadas” e próximas de grandes complexos portuários são encontradas maiores IPPs. Conclusão: O IDEPP complementa o IPP, pois além de conhecer a quantidade de pellets em diferentes porções do sedimento, elucida sobre o comportamento de Distribuição e Estoque de determinada praia em determinado período de tempo. Portanto, o cálculo do IDEPP foi satisfatório, pois determinou o caráter das praias de Santos quanto à poluição por pellets no verão de 2020, podendo ser replicado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.