INCERTEZAS NA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO PELO MÉTODO DA RAZÃO DE BOWEN EM CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM RIO LARGO-AL
Resumo
Introdução: A cultura da cana-de-açúcar possui grande importância para o Brasil, visto a área cultivada da cultura no País (CONAB, 2019). A estimativa da evapotranspiração (ET) é de suma importância para estudos de balanço hídrico de ecossistemas. Diversos métodos podem ser usados para a estimativa da ET (Drexler et al., 2004), dentre os quais o método de balanço de energia pela razão de Bowen (BERB) é de aplicação simples e prática. Além disso, o método também permite avaliar as trocas de energia, caracterizar o microclima e os impactos no ecossistema. O BERB, no entanto, requer análises para validade dos fluxos, além disso, os resultados obtidos geram incertezas Objetivo: O objetivo do trabalho foi aplicar a análise de erro no BERB para avaliar as incertezas na estimativa ET em escala horária. Material e métodos: O estudo foi conduzido na área experimental do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, região de Rio Largo (09°28'02" S; 35°49'43" W; 127 m). As medidas micrometeorológicas utilizadas nas determinações BERB foram realizadas em um cultivo de cana-de-açúcar, durante a fase de crescimento estacionária. A cultura foi plantada em 16/09/05 e colhida em 12/11/06. A análise de erro foi aplicada nas equações do BERB, seguindo Perez et al. (1999). Resultados: Os maiores erros relativos na estimava da ET ocorreram no início da manhã e no final da tarde, sendo que, no início da manhã, mais de 50% dos dias, os erros foram superiores a 100%. Nestes horário, entretanto, os valores de ET são consideravelmente baixos, o erro final na estimativa da evapotranspiração diária é relativamente baixo. Nos horários de maiores valores de ET, próximos ao meio dia solar, os erros relativos foram relativamente baixos, com mediana em torno de 20%. Os erros relativos estão associados com a resolução na estimativa da razão de Bowen. Conclusão: Os maiores erros relativos na estimativa da ET ocorrem no início da manhã ou final da tarde, onde os valores de ET são relativamente baixos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.