HORTA COMUNITÁRIA URBANA COMO FERRAMENTA PARA O EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE ALTA, CENTRO DE VITÓRIA/ES
Resumo
Introdução: A Educação Ambiental (EA) é um campo da educação voltado à formação de caráter social nas relações do homem com os demais indivíduos e com a natureza. Pela prática de ações voltadas à construção de valores, atitudes e habilidades que levem à conservação do meio ambiente, para promover melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade, essencial nos dias atuais com o constante aumento dos problemas socioambientais. Uma ferramenta possível à prática de EA é a implementação de projetos comunitários. Objetivo: Assim, este projeto objetiva demonstrar a importância de uma horta orgânica em um ambiente comunitário urbano do Centro de Vitória/ES, frente a sua utilização como importante ferramenta para o exercício da educação ambiental e promoção de sustentabilidade. Materiais e Métodos: O local de estudo é a horta comunitária Quintal na Cidade, em Vitória/ES, criada por moradores locais para transformar um local ocioso e de depósito de entulho e lixo, em um espaço vivo, com troca de saberes, cultivo de alimentos saudáveis de modo responsável e sustentável. Sendo esta uma pesquisa ação, como metodologia tem-se visitas periódicas ao local de pesquisa, participando de mutirões de plantio e colheita, realização de atividades práticas e dinâmicas de grupo em atendimentos agendados, e pesquisas acerca das possibilidades de trabalho com os visitantes, reunidas em um livreto. Resultados: De natureza qualitativa os resultados são: Um diário de campo com registro das experiências vividas durante as visitas do pesquisador ao local, três atendimentos a visitantes pré-adolescentes e adultos, com realização de atividades de plantio e dinâmicas de grupo, e a produção do livreto “Educação Ambiental em Hortas Comunitárias: Propostas de Práticas Pedagógicas” que reúne as atividades práticas realizadas e demais sugestões para educadores. Nesses momentos constatou-se que o cultivo de alimentos saudáveis pela comunidade, possibilita o bem estar e compartilhamento de conhecimento. Conclusão: Então, concluiu-se que, uma horta comunitária urbana pode ser um excelente espaço educador, possibilitando estímulo à convivência social, acesso a alimentos saudáveis e compartilhamento de ações voltadas à preservação do meio ambiente para pessoas de todas as idades, podendo incentivar a criação de demais hortas comunitárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.