HORTA COMUNITÁRIA URBANA COMO FERRAMENTA PARA O EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE ALTA, CENTRO DE VITÓRIA/ES

Autores

  • Jullya Cristine Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cristiane Nazaré de Araujo Barroso

Resumo

Introdução: A Educação Ambiental (EA) é um campo da educação voltado à formação de caráter social nas relações do homem com os demais indivíduos e com a natureza. Pela prática de ações voltadas à construção de valores, atitudes e habilidades que levem à conservação do meio ambiente, para promover melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade, essencial nos dias atuais com o constante aumento dos problemas socioambientais. Uma ferramenta possível à prática de EA é a implementação de projetos comunitários. Objetivo: Assim, este projeto objetiva demonstrar a importância de uma horta orgânica em um ambiente comunitário urbano do Centro de Vitória/ES, frente a sua utilização como importante ferramenta para o exercício da educação ambiental e promoção de sustentabilidade. Materiais e Métodos: O local de estudo é a horta comunitária Quintal na Cidade, em Vitória/ES, criada por moradores locais para transformar um local ocioso e de depósito de entulho e lixo, em um espaço vivo, com troca de saberes, cultivo de alimentos saudáveis de modo responsável e sustentável. Sendo esta uma pesquisa ação, como metodologia tem-se visitas periódicas ao local de pesquisa, participando de mutirões de plantio e colheita, realização de atividades práticas e dinâmicas de grupo em atendimentos agendados, e pesquisas acerca das possibilidades de trabalho com os visitantes, reunidas em um livreto. Resultados: De natureza qualitativa os resultados são: Um diário de campo com registro das experiências vividas durante as visitas do pesquisador ao local, três atendimentos a visitantes pré-adolescentes e adultos, com realização de atividades de plantio e dinâmicas de grupo, e a produção do livreto “Educação Ambiental em Hortas Comunitárias: Propostas de Práticas Pedagógicas” que reúne as atividades práticas realizadas e demais sugestões para educadores. Nesses momentos constatou-se que o cultivo de alimentos saudáveis pela comunidade, possibilita o bem estar e compartilhamento de conhecimento. Conclusão: Então, concluiu-se que, uma horta comunitária urbana pode ser um excelente espaço educador, possibilitando estímulo à convivência social, acesso a alimentos saudáveis e compartilhamento de ações voltadas à preservação do meio ambiente para pessoas de todas as idades, podendo incentivar a criação de demais hortas comunitárias.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Souza, J. C. ., & de Araujo Barroso, C. N. . (2020). HORTA COMUNITÁRIA URBANA COMO FERRAMENTA PARA O EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE ALTA, CENTRO DE VITÓRIA/ES. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 103. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/179