EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O CULTIVO DE PLANTAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1758Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FERTILIZANTES, RESÍDUO SÓLIDO, REUTILIZAÇÃOResumo
Introdução: A produção de resíduos sólidos é resultante das atividades humanas. Os resíduos manejados inadequadamente causam contaminação do solo, da atmosfera e dos recursos hídricos. No Brasil, a degradação ambiental provocada pelo gerenciamento incorreto dos resíduos gera impactos negativos à sociedade e à natureza. A forma encontrada para minimizar estes efeitos é a gestão e o monitoramento correto desse material. Desta maneira, uma das alternativas viáveis configura-se pela reutilização de resíduos sólidos para formação de fertilizantes, ou seja, transformação do resíduo em fonte de nutrientes para vegetais. Além disso, a educação ambiental é um excelente instrumento de conscientização e propagação das temáticas sustentáveis dos resíduos, alertando sobre seus riscos ambientais. Objetivos: O trabalho objetivou realizar educação ambiental sobre a produção e reutilização dos resíduos sólidos no cultivo de plantas junto à comunidade estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Maracanaú e identificar o conhecimento acerca da problemática. Metodologia: O trabalho foi conduzido por meio de duas vídeo aulas e posterior aplicação de questionários (formulários online) para alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Licenciatura em Química. As aulas abordaram conceitos, classificações, destinações e tipos de reutilização dos resíduos para o cultivo de plantas. Houve discussões e sensibilização da comunidade. Resultados: Os resultados dos questionários aplicados aos estudantes, mostraram que ainda existem dificuldade da sociedade para identificar a forma correta na destinação final dos resíduos sólidos. Poucas pessoas conheciam a utilização de resíduos para o cultivo de plantas. As atividades de educação ambiental apresentaram resultados satisfatórios, disseminando a informação e a conscientização para a comunidade. As aulas trouxeram avanços para os estudantes, tais como, ampliação do senso crítico e dos entendimentos sobre novas soluções para os problemas ambientais causados por resíduos. Conclusão: Concluiu-se que a educação ambiental se mostrou uma ferramenta eficaz para a conscientização da sociedade sobre os impactos ambientais causados nas destinações inadequadas dos resíduos e ocasionou satisfatória disseminação de conhecimentos sobre a reutilização dos resíduos sólidos como fertilizantes para plantas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.