EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O CULTIVO DE PLANTAS

Autores

  • Francisco Ícaro Carvalho Aderaldo
  • Tiago De Abreu Lima
  • Franklin Aragão Gondim

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1758

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FERTILIZANTES, RESÍDUO SÓLIDO, REUTILIZAÇÃO

Resumo

Introdução: A produção de resíduos sólidos é resultante das atividades humanas. Os resíduos manejados inadequadamente causam contaminação do solo, da atmosfera e dos recursos hídricos. No Brasil, a degradação ambiental provocada pelo gerenciamento incorreto dos resíduos gera impactos negativos à sociedade e à natureza. A forma encontrada para minimizar estes efeitos é a gestão e o monitoramento correto desse material. Desta maneira, uma das alternativas viáveis configura-se pela reutilização de resíduos sólidos para formação de fertilizantes, ou seja, transformação do resíduo em fonte de nutrientes para vegetais. Além disso, a educação ambiental é um excelente instrumento de conscientização e propagação das temáticas sustentáveis dos resíduos, alertando sobre seus riscos ambientais. Objetivos: O trabalho objetivou realizar educação ambiental sobre a produção e reutilização dos resíduos sólidos no cultivo de plantas junto à comunidade estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Maracanaú e identificar o conhecimento acerca da problemática. Metodologia: O trabalho foi conduzido por meio de duas vídeo aulas e posterior aplicação de questionários (formulários online) para alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Licenciatura em Química. As aulas abordaram conceitos, classificações, destinações e tipos de reutilização dos resíduos para o cultivo de plantas. Houve discussões e sensibilização da comunidade. Resultados: Os resultados dos questionários aplicados aos estudantes, mostraram que ainda existem dificuldade da sociedade para identificar a forma correta na destinação final dos resíduos sólidos. Poucas pessoas conheciam a utilização de resíduos para o cultivo de plantas. As atividades de educação ambiental apresentaram resultados satisfatórios, disseminando a informação e a conscientização para a comunidade. As aulas trouxeram avanços para os estudantes, tais como, ampliação do senso crítico e dos entendimentos sobre novas soluções para os problemas ambientais causados por resíduos. Conclusão: Concluiu-se que a educação ambiental se mostrou uma ferramenta eficaz para a conscientização da sociedade sobre os impactos ambientais causados nas destinações inadequadas dos resíduos e ocasionou satisfatória disseminação de conhecimentos sobre a reutilização dos resíduos sólidos como fertilizantes para plantas.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Aderaldo, F. Ícaro C., Lima, T. D. A. ., & Gondim, F. A. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O CULTIVO DE PLANTAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 75. https://doi.org/10.51189/rema/1758

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental