EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS POSSIBILIDADES DE USO DO PARQUE ECOLÓGICO DO PASSARÉ – FORTALEZA/CE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1755Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARQUE ESTADUAL, UNIDADES DE CONSERVAÇÃOResumo
Introdução: A educação ambiental está garantida ao povo brasileiro por meio da legislação, englobando os níveis educativos formal e não formal. Logo, a pesquisa foi elaborada no Parque Ecológico do Passaré, localizado no município de Fortaleza/Ceará, reconhecido como Unidade de Conservação(UC) mediante legislação. Os parques ecológicos são áreas verdes em meio as cidades que podem trazer qualidade de vida a população através do contato com a natureza. Quando as estruturas e a qualidade ambiental desses locais são adequadas a atratividade desses espaços são maiores e mais positivas na vida humana. Objetivos: A proposta da pesquisa é analisar as formas de uso do Parque Ecológico do Passaré pela população de Fortaleza. Desta forma, tem-se como objetivo principal apresentar as problemáticas, funcionalidades e importância populacional e científica encontradas nesta UC, além de verificar como é trabalhada a EA nesse contexto. Esta unidade é bastante notória e importante para a população da cidade, além de apresentar grande relevância ambiental. Material e Métodos: Investigou-se quais tipos de atividades de EA são desenvolvidas no parque voltadas para a população visitante. A pesquisa foi desenvolvida na área que corresponde ao Parque Ecológico, onde foram sondados as formas e o motivo do uso do equipamento pelos visitantes do local, não deixando de observar a origem residencial dos usuários entrevistados. Toda a pesquisa foi embasada a partir de leituras de material bibliográfico analisado e separado para o desenvolvimento deste artigo, seguida de visita a campo para reunir informações necessárias a composição desta pesquisa. O método aqui aplicado foi o qualitativo, que se apresentou como a melhor forma de se alcançar os resultados propostos. Resultados: Na área de estudo, foi identificada uma população que utiliza majoritariamente o Parque para o lazer, reconhecendo que no local há uma quebra da alta temperatura da cidade e que esses usuários são em grande parte residentes de bairros distantes do Parque. Enquanto as atividades de EA, constam apenas a doação de mudas e sinalização educativa para com o meio ambiente. Conclusão: conclui-se que há a necessidade de um maior trabalho, por parte do orgão, voltado a EA.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.