AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A COLETA SELETIVA E O REUSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1753Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, SENSIBILIZAÇÃOResumo
Introdução: A natureza dessa pesquisa é analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada no contexto escolar da E.E.M. Wilebaldo Aguiar e também realizar uma análise do uso e reutilização dos resíduos sólidos. Além de um levantamento bibliográfico para haver um fortalecimento na pesquisa, também ocorreram outros processos para concretizarmos a análise na escola. Os processos trabalhados nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro foram: observações, entrevistas, participação de projetos e construção do relato de experiência sobre EA. Objetivos: Temos como objetivo compreender como a educação ambiental está inserida no ambiente escolar. Em uma forma mais específica, seguimos pela análise da inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico – PPP da escola; o comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula estando ligado ao descarte dos resíduos sólidos e por último a análise de como a educação ambiental é trabalhada no cotiando da escola. Material e métodos: Foram utilizadas matérias descartados pelos alunos, escola e achados na rua, após o colhimento dos materiais foi realizado duas oficinas com os alunos para transformar os resíduos sólidos em objetos para uso no cotidiano. Resultados: Vemos que a questão de projetos voltados para educação ambiental tem uma mobilização ainda pequena e os alunos mesmo estando em um mundo moderno, com tecnologias avançadas, são poucos os que se sensibilização sobre as consequências de suas ações no meio ambiente. Conclusão: Portanto, com o procedimento metodológico realizado, os objetivos alcançados, finalizamos a pesquisa concluindo que a escola está há muitos anos em funcionamento, e após todo esse processo vemos que a ela está seguindo o processo da evolução com o passar do tempo, se preocupando muito com a evolução dos alunos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.