AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A COLETA SELETIVA E O REUSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria da Conceição de Jesus Araújo Carmo
  • Luiz Antônio Araújo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1753

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, SENSIBILIZAÇÃO

Resumo

Introdução: A natureza dessa pesquisa é analisar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada no contexto escolar da E.E.M. Wilebaldo Aguiar e também realizar uma análise do uso e reutilização dos resíduos sólidos. Além de um levantamento bibliográfico para haver um fortalecimento na pesquisa, também ocorreram outros processos para concretizarmos a análise na escola. Os processos trabalhados nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro foram: observações, entrevistas, participação de projetos e construção do relato de experiência sobre EA. Objetivos: Temos como objetivo compreender como a educação ambiental está inserida no ambiente escolar. Em uma forma mais específica, seguimos pela análise da inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico – PPP da escola; o comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula estando ligado ao descarte dos resíduos sólidos e por último a análise de como a educação ambiental é trabalhada no cotiando da escola. Material e métodos: Foram utilizadas matérias descartados pelos alunos, escola e achados na rua, após o colhimento dos materiais foi realizado duas oficinas com os alunos para transformar os resíduos sólidos em objetos para uso no cotidiano. Resultados: Vemos que a questão de projetos voltados para educação ambiental tem uma mobilização ainda pequena e os alunos mesmo estando em um mundo moderno, com tecnologias avançadas, são poucos os que se sensibilização sobre as consequências de suas ações no meio ambiente. Conclusão:  Portanto, com o procedimento metodológico realizado, os objetivos alcançados, finalizamos a pesquisa concluindo que a escola está há muitos anos em funcionamento, e após todo esse processo vemos que a ela está seguindo o processo da evolução com o passar do tempo, se preocupando muito com a evolução dos alunos.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Carmo, M. da C. de J. A. ., & Gonçalves, L. A. A. (2021). AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A COLETA SELETIVA E O REUSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 71. https://doi.org/10.51189/rema/1753

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental