EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1741Palavras-chave:
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS, CURRÍCULO ESCOLAR, DESAFIOS, ESTRATÉGIAS, MUDANÇA CLIMÁTICAResumo
Introdução: Ao longo do tempo, os efeitos negativos da ação humana ao explorar os recursos naturais, fez com que a relação humanidade-natureza se desequilibrasse, prejudicando o nosso habitat. Os danos vêm sendo sentido por todos, e são alertados pelos especialistas há muito tempo, porém o adiamento nas ações para diminuição dos riscos mostra que já nos encontramos em estado de emergência climática, sendo assim um tema que precisa ser debatido. Objetivo: O resumo busca trazer desafios e estratégias da Educação Ambiental na comunicação junto a sociedade, pois todos os habitantes da Terra precisam compreender a gravidade do assunto, já que os estilos de vida seguem insustentáveis. Material e métodos: Por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos foi observado como a Educação Ambiental visa contribuir com iniciativas sustentáveis e auxiliar na construção de uma percepção mais realista dos riscos climáticos. Resultados: Salienta-se como desafios o fato de ser um assunto complexo, abstrato e cujos efeitos se dão a longo prazo, porém, precisamos achar meios de reunir pessoas conscientes, em prol de um planeta mais saudável para todos. Sendo assim, é preciso repensar a forma de trabalhar as mudanças climáticas dentro da educação, reorganizando o currículo escolar num contexto que interaja ciência, sociedade e política, no intuito de vislumbrar cenários de mudanças mais imediatas. Acredita-se que por meio de estratégias como: abordar o tema de maneira afetiva, conectando as mudanças climáticas de modo significativo na vida cotidiana; apresentar as informações de maneira equilibrada, apontando os riscos, mas também as respostas e soluções; divulgar canais confiáveis de informação para reduzir o ceticismo climático; valorizar a Educação Ambiental e seus educadores; juntar arte e ciência para transmitir mais agradavelmente as questões climáticas, e dar continuidade nas pesquisas que compartilham diversos conhecimentos, são formas de auxiliar na promoção de novos pensamentos promissores. Conclusão: Apesar dos desafios que a Educação Ambiental e a comunicação sobre emergência climática enfrentam, temos também estratégias para contornar tais situações, em prol de uma comunidade participativa, em busca de melhores políticas públicas para o meio ambiente, como também na promoção de pessoas dedicadas às causas da vida e da justiça.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.