FAKE NEWS NA ESCOLA: O ENSINO DE MICROBIOLOGIA A PARTIR DE UM JÚRI SIMULADO
Resumo
Introdução: A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) é fundamental na construção de uma perspectiva crítico-social da prática docente no ensino de ciências. Numa sociedade marcada pela disseminação de fake news e movimentos anti-ciência, é fundamental que o professor promova o letramento científico, onde os alunos tornem-se capazes de se posicionar criticamente diante das informações que recebem, orientados pelo conhecimento científico. Objetivo: Apresentamos um relato de prática docente desenvolvida no CAp João XXIII, com o tema gerador “fake news na microbiologia”, através de júri simulado, e analisado sob abordagem qualitativa. Material e métodos: Após trabalhar-se previamente conceitos centrais sobre os grupos de microrganismos, seu papel ecológico e implicações na saúde, a atividade foi desenvolvida com três turmas de 7º ano. As turmas foram divididas em 4 grupos cada, e cada grupo deveria analisar uma das seguintes afirmações: vacinas causam autismo; a microcefalia dos bebês em 2015 foi causada pelo larvicida do mosquito da dengue; a microcefalia dos bebês foi causada por um lote de vacinas contra rubéola vencido; o vírus da AIDS foi criado em laboratório. Após pesquisa, os grupos formularam posicionamento sobre seu tema e se dividiram em dois subgrupos: um construiria argumentação favorável à afirmação, e o outro, contrária à afirmação, mesmo que fosse falsa. Os subgrupos fariam exposição oral da argumentação em um júri simulado para convencer os demais membros da turma, que votavam na ideia mais convincente. Resultados: Quase todos os grupos fizeram julgamento correto das afirmações após pesquisa, porém para o restante da turma a forma de apresentação das informações durante o júri e a qualidade da argumentação foram preponderantes na tomada de decisão. Todos os grupos tiveram dificuldade em selecionar fontes confiáveis, sendo necessária a mediação da professora. Conclusão: O júri simulado constituiu importante ferramenta na promoção de pesquisa e debate sobre fake news, porém a relação entre forma e conteúdo teve papel relevante na construção de posicionamento. Os dados apontam para a relevância desse tipo de abordagem em aulas de ciências, pois permite o papel ativo do aluno no processo de aprendizagem, o trabalho em equipe, o exercício da oratória e a análise crítica de informações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.