FAKE NEWS NA ESCOLA: O ENSINO DE MICROBIOLOGIA A PARTIR DE UM JÚRI SIMULADO

Autores

  • Thamiris Dornelas de Araújo Colégio de Aplicação João XXIII

Resumo

Introdução: A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) é fundamental na construção de uma perspectiva crítico-social da prática docente no ensino de ciências. Numa sociedade marcada pela disseminação de fake news e movimentos anti-ciência, é fundamental que o professor promova o letramento científico, onde os alunos tornem-se capazes de se posicionar criticamente diante das informações que recebem, orientados pelo conhecimento científico. Objetivo: Apresentamos um relato de prática docente desenvolvida no CAp João XXIII, com o tema gerador “fake news na microbiologia”, através de júri simulado, e analisado sob abordagem qualitativa. Material e métodos: Após trabalhar-se previamente conceitos centrais sobre os grupos de microrganismos, seu papel ecológico e implicações na saúde, a atividade foi desenvolvida com três turmas de 7º ano. As turmas foram divididas em 4 grupos cada, e cada grupo deveria analisar uma das seguintes afirmações: vacinas causam autismo; a microcefalia dos bebês em 2015 foi causada pelo larvicida do mosquito da dengue; a microcefalia dos bebês foi causada por um lote de vacinas contra rubéola vencido; o vírus da AIDS foi criado em laboratório. Após pesquisa, os grupos formularam posicionamento sobre seu tema e se dividiram em dois subgrupos: um construiria argumentação favorável à afirmação, e o outro, contrária à afirmação, mesmo que fosse falsa. Os subgrupos fariam exposição oral da argumentação em um júri simulado para convencer os demais membros da turma, que votavam na ideia mais convincente. Resultados: Quase todos os grupos fizeram julgamento correto das afirmações após pesquisa, porém para o restante da turma a forma de apresentação das informações durante o júri e a qualidade da argumentação foram preponderantes na tomada de decisão. Todos os grupos tiveram dificuldade em selecionar fontes confiáveis, sendo necessária a mediação da professora. Conclusão: O júri simulado constituiu importante ferramenta na promoção de pesquisa e debate sobre fake news, porém a relação entre forma e conteúdo teve papel relevante na construção de posicionamento. Os dados apontam para a relevância desse tipo de abordagem em aulas de ciências, pois permite o papel ativo do aluno no processo de aprendizagem, o trabalho em equipe, o exercício da oratória e a análise crítica de informações.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Dornelas de Araújo, T. . (2020). FAKE NEWS NA ESCOLA: O ENSINO DE MICROBIOLOGIA A PARTIR DE UM JÚRI SIMULADO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 100. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/174