EXEMPLARES DE ESPÉCIMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE ALTAMIRA – PA
Resumo
Introdução: Recursos didáticos se fazem necessários no processo de ensino-aprendizagem tornando-se métodos dinâmicos e inovadores nesse processo. A escolha e a utilização desses recursos devem ser apropriadas ao objetivo da aula e devem ser diversificados para que possam contribuir de maneira efetiva, possibilitando aulas mais atrativas e motivadoras. Quando o recurso utilizado demonstra resultados positivos, o aluno apresenta uma postura mais confiante, capaz de se interessar pelos conteúdos e facilitar a aprendizagem, e de construir conhecimentos mais amplos acerca do conteúdo. Os exemplares de espécimes são modelos atrativos que despertam a atenção dos alunos, devido apresentarem formas e características bem visíveis, possibilitando que muitos alunos que nunca tiveram contato antes com aquele organismo, possa conhecer, favorecendo o ensino de Zoologia, que é um ramo da biologia que se destaca por causar interesse e curiosidade. Objetivo: Proporcionar aos alunos entender a classificação geral dos seres vivos e diferenciar as características e a importância ecológica dos insetos e mamíferos, através dos exemplares de espécimes. Material e métodos: Foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Médio, com uma turma de 30 alunos, através de uma palestra e a exposição dos exemplares. Os exemplares foram cedidos pelos laboratórios da Faculdade Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, mamíferos empalhados e alguns insetos conservados em álcool, além de uma caixa entomológica contendo exemplares das ordens Coleóptera, Lepidóptera, Hemíptera, Odonata e Phasmatodea. Foram utilizados como auxílio no decorrer da palestra para explicação de suas principais características e importância, com a exposição, os alunos tiveram a oportunidade de manuseá-los e observar suas características. Ao final, foi aplicado um questionário de avaliação da palestra e da exposição dos exemplares. Resultados: A maioria dos alunos achou o método interessante (93,3%), aprenderam bastante com o auxílio dos exemplares (76,6%) e acharam a proposta clara e objetiva (96,3%). Conclusão: O ensino de Zoologia voltado para mamíferos e insetos, através dos exemplares de espécimes como recurso, foi significativo e despertou interesse nos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.