EXEMPLARES DE ESPÉCIMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE ALTAMIRA – PA

Autores

  • Ana Caroline Leal Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Tayná Medeiros Castro
  • Gustavo Cunha da Cruz

Resumo

Introdução: Recursos didáticos se fazem necessários no processo de ensino-aprendizagem tornando-se métodos dinâmicos e inovadores nesse processo. A escolha e a utilização desses recursos devem ser apropriadas ao objetivo da aula e devem ser diversificados para que possam contribuir de maneira efetiva, possibilitando aulas mais atrativas e motivadoras. Quando o recurso utilizado demonstra resultados positivos, o aluno apresenta uma postura mais confiante, capaz de se interessar pelos conteúdos e facilitar a aprendizagem, e de construir conhecimentos mais amplos acerca do conteúdo. Os exemplares de espécimes são modelos atrativos que despertam a atenção dos alunos, devido apresentarem formas e características bem visíveis, possibilitando que muitos alunos que nunca tiveram contato antes com aquele organismo, possa conhecer, favorecendo o ensino de Zoologia, que é um ramo da biologia que se destaca por causar interesse e curiosidade. Objetivo: Proporcionar aos alunos entender a classificação geral dos seres vivos e diferenciar as características e a importância ecológica dos insetos e mamíferos, através dos exemplares de espécimes. Material e métodos: Foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Médio, com uma turma de 30 alunos, através de uma palestra e a exposição dos exemplares. Os exemplares foram cedidos pelos laboratórios da Faculdade Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, mamíferos empalhados e alguns insetos conservados em álcool, além de uma caixa entomológica contendo exemplares das ordens Coleóptera, Lepidóptera, Hemíptera, Odonata e Phasmatodea. Foram utilizados como auxílio no decorrer da palestra para explicação de suas principais características e importância, com a exposição, os alunos tiveram a oportunidade de manuseá-los e observar suas características. Ao final, foi aplicado um questionário de avaliação da palestra e da exposição dos exemplares. Resultados: A maioria dos alunos achou o método interessante (93,3%), aprenderam bastante com o auxílio dos exemplares (76,6%) e acharam a proposta clara e objetiva (96,3%). Conclusão: O ensino de Zoologia voltado para mamíferos e insetos, através dos exemplares de espécimes como recurso, foi significativo e despertou interesse nos alunos.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Leal Nascimento, A. C. ., Medeiros Castro, T. ., & Cunha da Cruz, G. . (2020). EXEMPLARES DE ESPÉCIMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE ALTAMIRA – PA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 98. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/171