O ENSINO DA CIDADE NA GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID- PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1708Palavras-chave:
CIDADE, ESPAÇO GEOGRÁFICO, GEOGRAFIA, PIBIDResumo
Introdução: A cidade é uma construção social formada pelo trabalho humano. É a partir das relações sociais entre homem e natureza que ao longo do tempo e do espaço foram desenvolvidos objetos e ações que dinamizaram o espaço urbano. O presente trabalho traz um breve relato da experiência do PIBID – Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolvido por meio do sub projeto : O ensino da cidade na Geografia da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL campus V- Zumbi dos Palmares. Objetivos: O principal objetivo é mostrar o protagonismo da temática cidade no âmbito geográfico salientando as experiência das oficinas realizadas com os estudantes das Escolas: Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros e Escola Monsenhor Clóvis Duarte, ambas do município de União dos Palmares- AL. A pesquisa participativa envolveu alunos das séries 7º, 8º, e 9º ano das Escolas parceiras. Material e método: O trabalho baseia-se em estudos bibliográficos, documental, oficinas em sala de aula, aulas práticas e pesquisa de campo abordando o caráter qualitativo utilizando o conceito de território usado e trabalhando com as categoria geográficas lugar e território. Para melhor aprofundamento e coleta de dados foi feito uma geodiagnose através da aplicação de questionários para estudantes e professores das Escolas acerca da abordagem da cidade na sala de aula por meio da disciplina de geografia. Resultados: Os resultados mostram que ainda hoje a temática cidade é mencionada de forma superficial, descritiva elencada em princípios quantitativos de uma geografia ainda tradicional incapaz de apreender as novas dinâmicas do espaço urbano no atual período técnico-científico-informacional. Desse modo, com o projeto desenvolvido os alunos conseguiram compreender o espaço em que viviam e a cidade em moravam e seu papel enquanto agente transformador do espaço geográfico. Conclusão: Dessa forma, o professor deve se abrir para novas formas de ensino e abordagem da geografia escolar, visando o aprendizado do aluno estimulando uma visão de mundo crítica se utilizando da geografia como ferramenta para a libertação.
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