EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PARA O BEM VIVER: COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SOUSA PORTEIRAS CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1697Palavras-chave:
BEM VIVER, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALIDADE DE VIDAResumo
Introdução: A comunidade quilombola de Sousa localizada no município de porteiras no interior do Ceará, desenvolve em seu território atividades agrícolas de base familiar, a qual está diretamente ligada ao trabalho coletivo. Para os princípios do bem viver, trabalhar em equipe para o bem comum é uma ação urgente, tanto para o indivíduo quanto para o planeta. Sendo a Educação Ambiental (EA) uma das alternativas para desenvolver o cuidado com a natureza e a vida. Contribuindo com os aspectos econômicos, sociais, ecológicos, políticos e éticos. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a Educação Ambiental como uma proposta para o bem viver na comunidade quilombola de Sousa, levando em conta a agricultura familiar e as relações entre as pessoas e a natureza. Buscando entender de que forma o bem viver impacta na saúde e na aprendizagem do ser humano. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa baseada na leitura de artigos encontrados nas bases de dados da SciELO e Google Acadêmico que abordam as temáticas em estudo. Resultados: O objetivo desta pesquisa foi estudar a Educação ambiental como uma proposta para de bem viver, na comunidade quilombola de Sousa, na buscando de mais qualidade de vida dos seres humanos e do plante. A partir das leituras realizadas compreendesse a necessidade de colocar a educação ambiental como uma prosta para o bem viver, na formação de pessoas com uso de práticas que respeite a vida e saúde do planeta e da sociedade. Conclusão: Dentro das comunidades tradicionais o uso da terra para o sustento familiar é essencial, e passar para essas pessoas informações que possam auxiliar na preservação e cuidado com os recursos naturais é fundamental para manter a qualidade de vida, fazendo ele compreender que é necessário fazer uma gestão do individuo com o coletivo para o bem comum. Tanto a EA quanto o bem viver propõem essa harmonia entre o homem e a natureza, baseada no respeito e na qualidade de vida.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.