EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PARA O BEM VIVER: COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SOUSA PORTEIRAS CEARÁ

Autores

  • Nagila Batista Coelho
  • Adriana De Alencar Gomes Pinheito
  • Francisca Laudeci Martins De Souza
  • Rossiane Barbosa Diniz

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1697

Palavras-chave:

BEM VIVER, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALIDADE DE VIDA

Resumo

Introdução: A comunidade quilombola de Sousa localizada no município de porteiras no interior do Ceará, desenvolve em seu território atividades agrícolas de base familiar, a qual está diretamente ligada ao trabalho coletivo. Para os princípios do bem viver, trabalhar em equipe para o bem comum é uma ação urgente, tanto para o indivíduo quanto para o planeta. Sendo a Educação Ambiental (EA) uma das alternativas para desenvolver o cuidado com a natureza e a vida. Contribuindo com os aspectos econômicos, sociais, ecológicos, políticos e éticos. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a Educação Ambiental como uma proposta para o bem viver na comunidade quilombola de Sousa, levando em conta a agricultura familiar e as relações entre as pessoas e a natureza. Buscando entender de que forma o bem viver impacta na saúde e na aprendizagem do ser humano. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa baseada na leitura de artigos encontrados nas bases de dados da SciELO e Google Acadêmico que abordam as temáticas em estudo. Resultados: O objetivo desta pesquisa foi estudar a Educação ambiental como uma proposta para de bem viver, na comunidade quilombola de Sousa, na buscando de mais qualidade de vida dos seres humanos e do plante. A partir das leituras realizadas compreendesse a necessidade de colocar a educação ambiental como uma prosta para o bem viver, na formação de pessoas com uso de práticas que respeite a vida e saúde do planeta e da sociedade. Conclusão: Dentro das comunidades tradicionais o uso da terra para o sustento familiar é essencial, e passar para essas pessoas informações que possam auxiliar na preservação e cuidado com os recursos naturais é fundamental para manter a qualidade de vida, fazendo ele compreender que é necessário fazer uma gestão do individuo com o coletivo para o bem comum. Tanto a EA quanto o bem viver propõem essa harmonia entre o homem e a natureza, baseada no respeito e na qualidade de vida.

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Coelho, N. B., Pinheito, A. D. A. G. ., Souza, F. L. M. D. ., & Diniz, R. B. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PARA O BEM VIVER: COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SOUSA PORTEIRAS CEARÁ. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 18. https://doi.org/10.51189/rema/1697

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental