OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1694Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, prática pedagógica, processo de ensinoResumo
Introdução: O presente artigo aborda o desafio para uma aprendizagem significativa na educação profissional com o objetivo de descrever como a prática pedagógica do professor pode contribuir para o desenvolvimento das competências profissionais e pessoais na educação profissional possibilitando uma aprendizagem significativa. Objetivo: A realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno. Material e métodos: Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos para definir os termos abordados e responder aos objetivos estabelecidos. Resultados: Sabemos que toda aprendizagem é influenciada por tudo aquilo que o aprendiz já sabe, ou seja, que traz de bagagem consigo, mas como mediadores, devemos fazer com que as novas informações apresentadas sobre determinado assunto, quando relacionadas as preexistentes tenham um real significado. Neste sentido, toda aprendizagem deve ser entendida como uma mudança de comportamento provocada pelo outro, que estimula através de experiências próprias, a busca pela construção e transformação do conhecimento, não nos esquecendo de que todo conhecimento é uma construção única e pessoal, e só é efetivo quando resulta de um esforço do aluno, sujeito do processo de ensino aprendizagem, buscando de todas as maneiras processar as informações em interação com seus pares e com o mundo ao seu redor. Conclusão: A prática docente na educação profissional é complexa e deve estar em sintonia com as novas demandas que tange a formação do professor para esta modalidade de ensino e no que se refere ao mercado de trabalho para a formação profissional e pessoal do aluno a partir de uma aprendizagem significativa.
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