OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA EXPLORAÇÃO EXCESSIVA DO CALCÁRIO LAMINADO NO MUNÍCIPIO DE NOVA OLINDA, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1685Palavras-chave:
CALCÁRIO LAMINADO, EXTRAÇÃO MINERAL, IMPACTOS AMBIENTAIS, NOVA OLINDAResumo
O presente estudo estima identificar os impactos ambientais provocados pela exploração excessiva do Calcário Laminado, em Nova Olinda – Ceará. Por meio da observação das principais áreas de extração mineral e análise bibliográfica, foi possível apontar os maiores impactos ocasionados no município a partir dessa grande atividade econômica da região caririense. As atuais técnicas de exploração deste segmento, mostramse um grande impasse quando nos referimos a um desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade e geodiversidade locais. Partindo dessas afirmações, sugerimos aqui um questionamento inicial, até que ponto a economia deve ser enfatizada como bem maior social? Fazer este questionamento é fundamental para este estudo, uma vez que nos possibilita mensurar, através de métodos comparativos, todas as facetas da problemática aqui proposta. Afinal esta é a essência e a prestabilidade da ciência, não apenas observar e descrever fatos, mas induzir a criticidade e possibilitar a descoberta de soluções aplicáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.