INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE NUTRIENTES PARA A EUTROFIZAÇÃO EM CORPOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1660Palavras-chave:
EUTROFIZAÇÃO, DINÂMICA DE NUTRIENTES, LIMNOLOGIA, CORPOS HÍDRICOSResumo
Introdução: As más práticas de uso e ocupação das bacias hidrográficas contribuem como fontes de poluição artificial para os corpos hídricos, entretanto, características naturais também podem ser apontadas: tempo de retenção e taxa de evaporação elevados, além da própria mistura dos compartimentos limnológicos. Tais fatores provocam aumento nas concentrações de nutrientes, sendo indicadores de eutrofização no local. Entender as consequências desta alteração na dinâmica dos mananciais é importante para fundamentar a gestão dos recursos hídricos, de modo a preservar a água enquanto bem de uso comum. Objetivos: Este trabalho tem como objetivos reunir e discutir as informações referentes aos processos de disponibilização dos nutrientes (especialmente fósforo e nitrogênio) e a eutrofização em ambientes aquáticos continentais. Material e Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica comparando os diferentes fatores causadores de eutrofização apontados pelos autores, com ênfase na dinâmica dos nutrientes nitrogênio e fósforo. No total, foram analisados quinze artigos e trabalhos técnicos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Resultados: Verificou-se que o aporte excessivo de nutrientes foi a causa preponderante apontada pelos trabalhos analisados, visto a influência sobre a estrutura trófica do corpo hídrico e o estímulo ao crescimento e a dominância de algumas espécies em detrimento de outras, uma vez que nitrogênio e fósforo participam de processos bioquímicos essenciais para a fisiologia dos organismos. A eutrofização natural, apesar de citada, não foi preponderante sobre os resultados encontrados. Conclusão: Apesar das informações apresentadas, observa-se que a discussão a respeito da limitação por nutrientes nos ecossistemas aquáticos ainda não é um consenso. Isto se deve ao fato de que que os estudos foram realizados em regiões diversas. Portanto, artigos de revisão são importantes, pois os trabalhos realizados em ambientes aquáticos de regiões tropicais e subtropicais ainda são incipientes, se comparados aos estudos realizados em mananciais localizados em regiões temperadas. Estes estudos também podem esclarecer outras dinâmicas existentes, explicando as variações na relação entre nitrogênio e fósforo nos diversos corpos hídricos. Sugere-se também a realização de estudos experimentais, como simulação em microcosmos e enriquecimento artificial, podendo ser recursos importantes para descrever e explicar grande parte dos processos relacionados a dinâmica de nutrientes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.