ANÁLISE DE METABÓLITOS VOLÁTEIS PARA AVALIAÇÃO QUIMIOTAXONÔMICA DO GÊNERO CROTON (EUPHORBIACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1659Palavras-chave:
TAXONÔMICA, ÓLEOS ESSENCIAIS, ANÁLISE MULTIVARIADA, CROMATOGRAFIA GASOSAResumo
Introdução: A dificuldade de se classificar um vegetal taxonomicamente é muitas vezes prejudicada pela limitação morfológica da própria, ou pela inexperiência do próprio botânico analista. Tento em vista a importância das espécies do gênero Croton, tanto na medicina popular quanto na indústria farmacêutica e de cosmético, e sendo esse gênero, numericamente rico em espécies e de variação anatômica, se faz necessário um método inequívoco de classificação taxonômica e de similaridade entres esses exemplares. Objetivos: Identificar marcadores químicos presentes nos constituintes voláteis de espécies do gênero Croton, com o intuito de desenvolver um estudo quimiotaxonômico viável. Material e métodos: Quatro espécies do gênero Croton foram coletadas e submetidas a extração de seus óleos essenciais em aparelho doseador do tipo Clevenger (modificado por Gottlieb) e analisadas em CG/MS e CG/FID. Os valores dos tempos de retenção das amostras analisadas constituem um conjunto de dados multivariados que foram interpretados por análise de agrupamento hierárquico (HCA) e análise de componentes principais (PCA). As operações matemáticas e estatísticas foram realizadas com auxílio do programa Excel 2011 com o suplemento Pirouette (Infometrix, Inc). Resultados: A análise dos constituintes majoritários de cada espécie permitiu observar um padrão na rota biossintética, onde os constituintes trans-cariofileno, biciclogermacreno e germacreno-D apresentam-se em todas as espécies analisadas, muitas vezes, como um dos componentes majoritários. Outro sinalizado que essas espécies apresentarem rota biossintética semelhante é a presença do -humuleno e o limoneno, tanto por fazerem parte dos constituintes dessas plantas, como também, pela porcentagem semelhante de contribuição para composição dos constituintes voláteis das mesmas. Análise de componentes principais (PCA) demostrou semelhança entre todas as amostras de óleo das variáveis (tempo de retenção): 11,4; 25,6; 26,6; 27,6 e 28,1, cujo tempos de retenção correspondem aos compostos limoneno, trans-cariofileno, -humuleno, germacreno-D e biciclogermacreno, respectivamente, corroborando a hipótese de utilizar esses compostos como marcadores químicos na análise quimiotaxônomica do gênero Croton. Conclusão: Tanto as análises multivariáveis, como análise da composição químicas dos óleos essenciais, que apresentaram padrão na rota biossitética, permitiram identificar os compostos limoneno, trans-cariofileno, -humuleno, germacreno-D e biciclogermacreno, como possíveis marcadores quimiotaxonômicos para o gênero Croton.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.