VGD É O BICHO!
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1648Palavras-chave:
PANTANAL, QUEIMADAS, VOLUNTARIADOResumo
Introdução: VGD É O BICHO, é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Várzea Grande para colaborar com os movimentos organizados e com o governo do Estado de Mato Grosso. Objetivo: Têm por objetivo promover ações voltadas à preservação, à conservação e ao socorro dos Biomas que compõem o Estado de Mato Grosso, atrelado ao voluntariado. O projeto teve a motivação nos diversos incêndios que assolaram o Pantanal Mato-grossense no decorrer do ano de 2020, e que levaram os animais desse bioma à situação de vulnerabilidade no que diz respeito à alimentação, para além dos vários animais feridos durante os incêndios. Os incêndios, além de causar ferimentos, trouxe a escassez dos frutos e folhas que eram a base alimentar desses animais. Material e método: O Governo de Mato Grosso, por meio do Posto de Atendimento Especializado a Animais Silvestres do Pantanal orienta e promove várias ações para minimizar as perdas sofridas pelos incêndios, dentre elas o trabalho voluntário. Este projeto VGD È O BICHO foi inspirado pela Movimento Organizado “É o BichoMT”, que implantou um entreposto de coleta de doações de frutas, verduras, ovos, no bairro do Porto da cidade de Cuiabá. O É O BICHO MT implantou vários pontos de coleta na cidade e ainda conta com doações do CEASA MT e até mesmo uma vaquinha eletrônica. Os servidores do IFMT Campus Várzea Grande, assim como outros do campus Bela Vista e Octayde, se associam ao Projeto É O BICHOMT no voluntariado, aproveitando a oportunidade para defender nosso Bioma Pantanal e mostrar a força e a importância do voluntariado e da sustentabilidade. Conclusão: Nesse sentido, este projeto consistirá em levar alimentos ao Pantanal, com os servidores do IFMT, convidando alunos para a participarem da operação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.