O USO DE HORTAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (2010-2019)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1647Palavras-chave:
HORTAS ESCOLARES, RECURSOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS, ENSINO DE CIÊNCIASResumo
Introdução: A expansão dos programas de pós-graduação, especificamente na área do Ensino de Ciências (EC), visando atender às novas demandas de qualificação e a formação continuada dos profissionais em educação, especialmente da educação básica, promoveu considerável volume de produções oriundas de Mestrados Profissionais (MP) em Ensino de Ciências favorecendo a necessidade da realização de pesquisas de caráter bibliográfico denominadas de “estado da arte” ou “estado do conhecimento” para analisar os trabalhos e auxiliar na disseminação da produção acadêmica dos MP. Objetivo: Promover a análise e discussão das produções oriundas de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências que utilizaram as hortas escolares como estratégia de ensino de ciências nas escolas. Material e métodos: A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte fundamentada em abordagens de natureza quali/quantitativa, que identificou dezenove trabalhos acadêmicos que utilizaram as hortas escolares como estratégia para o ensino de ciências, a partir da análise de 1017 dissertações de Mestrado Profissional defendidas no período (2010-2019). Resultados: Na análise das dissertações, observou-se a contribuição das hortas escolares, sob a ótica do descritor “Recurso didático-metodológico”, na práxis do ensino de ciências com destaque para o uso da atividade prática que demonstrou que as hortas escolares podem ser inseridas de forma segura no planejamento das aulas. A pesquisa identificou a preferência por explorar o tema dentro do ensino fundamental maior (6º ao 9º ano), cujo conteúdo curricular pode figurar como facilitador da discussão juntamente com maior probabilidade de participação efetiva dos discentes. Destacou-se ainda que o tema horta nas escolas não foi registrado em dissertações de Mestrados Profissionais em IES da região Norte. Este fato preocupa, tendo em vista a relevância da região por estar inserida num contexto socioambiental importantíssimo. Conclusão: Concluímos que o uso das hortas escolares como espaços interdisciplinares são viáveis para o ensino de ciências em todos os níveis de ensino e ao alcance de qualquer escola, e que podem ser usados também para a formação continuada de professores.
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