ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Resumo
Introdução: O ensino de biologia vem se fortalecendo e conquistando reconhecimento. Contudo, conceitos apresentados nessa disciplina muitas vezes são de difícil compreensão. Essa dificuldade aliada à ausência de estrutura das escolas e a carência de materiais pedagógicos podem resultar em uma diminuição na solidificação da aprendizagem. Uma das principais reclamações dos professores de biologia é a falta de laboratório de práticas ou material didático apropriado para o ensino dessa disciplina. Por esses motivos estratégias de produção de materiais pedagógicos, metodologias e opções de aulas tornam-se tão importantes. Novas metodologias de aula e recursos diferenciados proporcionam aos educandos a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos. Objetivo: Tendo em vista que o ensino de biologia deve conter experimentação, observação, constatação e compreensão de conceitos, o objetivo desse trabalho foi propor alternativas que auxiliem na facilitação e fortalecimento do ensino de biologia. Material e métodos: É proposto a professores: jogos, modelos didáticos, observação morfológica e construção de herbário, aulas de campo, visitas orientadas a museus, reservas ecológicas, instituições de pesquisa, análise crítica de informações científicas veiculadas pela mídia e feira de ciências. Resultados: A proposta dessas metodologias e artifícios que contribuem para aprendizagem foram baseados em um levantamento de trabalhos realizados anteriormente através de revisão de literatura e somente foram propostos por já se constatarem resultados positivos. Já foi observado por exemplo que os jogos contribuem com a transmissão, recepção e a apropriação dos conceitos através da pesquisa e memorização; a produção de modelos didáticos pelos alunos resultaram em uma maior assimilação do conteúdo, assim como o aumento do interesse dos mesmos pelos conceitos que haviam sido abordados em sala de aula; já as aulas de campo permitem aos alunos uma exploração de ambientes e coleta de material biológico e mineral. Conclusão: Essas práticas alternativas contribuem para o ensino e melhora a aprendizagem. Vale salientar que há uma cobrança da parte do docente pela responsabilidade individual, preparação e planejamento das metodologias e materiais e também assistência aos estudantes. Porém, essas práticas também possibilitam diferentes formas de avaliação da aprendizagem e a dinamicidade fazem os estudantes se aproximarem e se interessarem pela disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.