JOGOS DIDÁTICOS NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS – MG
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1582Palavras-chave:
Biologia, Ciências, Ensino, Jogos Did´´aticosResumo
Introdução: O ensino é uma transferência de conhecimento, de informações ou prática cujo o principal objetivo é que uma pessoa obtenha o conhecimento. Diante das dificuldades a serem superadas no ensino, encontra-se o modelo tradicional, este tem como consequência o desinteresse entre os alunos. O modelo tradicional tem como foco o professor como sujeito ativo, pouca interação entre professor e aluno, pouca diversidade nos recursos didáticos. Dentre os recursos didáticos utilizados por professores em sala de aula, está a utilização de jogos didáticos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção dos professores de ciências e biologia acerca do uso dos jogos didáticos como recursos pedagógicos em Escolas Estaduais no município de Divinópolis – MG. Material e métodos: O presente trabalho teve participação de professores que lecionam ciências e ou biologia, afim de obter diversos resultados e poder compará-los, foram escolhidas dez escolas públicas e Estaduais de diferentes bairros do município de Divinópolis– MG, estas foram escolhidas a partir da facilidade de acesso e conveniência das mesmas. Os professores foram convidados e posteriormente incluídos após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como forma de obtenção de dados, foram utilizados questionários semiestruturados. Resultados: A partir do levantamento de dados, foi possível identificar a grande relevância deste recurso pedagógico por 100% dos professores que participaram da pesquisa. Conclusão: Os professores que participaram do presente trabalho, consideram importante o uso de jogos didáticos para o ensino e aprendizagem de ciências e biologia, porém ainda existem dificuldades para a utilização deste recurso didático. Os jogos didáticos são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem, estes podem auxiliar a preencher diversos espaços, deixado pelo método tradicional de ensino, no processo de ensino e aprendizagem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.