JOGOS DIDÁTICOS NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS – MG

Autores

  • Débora Moreira Pinto

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1582

Palavras-chave:

Biologia, Ciências, Ensino, Jogos Did´´aticos

Resumo

Introdução: O ensino é uma transferência de conhecimento, de informações ou prática cujo o principal objetivo é que uma pessoa obtenha o conhecimento. Diante das dificuldades a serem superadas no ensino, encontra-se o modelo tradicional, este tem como consequência o desinteresse entre os alunos. O modelo tradicional tem como foco o professor como sujeito ativo, pouca interação entre professor e aluno, pouca diversidade nos recursos didáticos. Dentre os recursos didáticos utilizados por professores em sala de aula, está a utilização de jogos didáticos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção dos professores de ciências e biologia acerca do uso dos jogos didáticos como recursos pedagógicos em Escolas Estaduais no município de Divinópolis – MG. Material e métodos: O presente trabalho teve participação de professores que lecionam ciências e ou biologia, afim de obter diversos resultados e poder compará-los, foram escolhidas dez escolas públicas e Estaduais de diferentes bairros do município de Divinópolis– MG, estas foram escolhidas a partir da facilidade de acesso e conveniência das mesmas. Os professores foram convidados e posteriormente incluídos após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como forma de obtenção de dados, foram utilizados questionários semiestruturados. Resultados: A partir do levantamento de dados, foi possível identificar a grande relevância deste recurso pedagógico por 100% dos professores que participaram da pesquisa. Conclusão: Os professores que participaram do presente trabalho, consideram importante o uso de jogos didáticos para o ensino e aprendizagem de ciências e biologia, porém ainda existem dificuldades para a utilização deste recurso didático. Os jogos didáticos são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem, estes podem auxiliar a preencher diversos espaços, deixado pelo método tradicional de ensino, no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Pinto, D. M. (2021). JOGOS DIDÁTICOS NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS – MG. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 177. https://doi.org/10.51189/rema/1582