EFEITOS DA TOXICIDADE NA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE Capsicum annuum
Resumo
Introdução: Os herbicidas tem a finalidade de controlar plantas daninhas, desencadeando eventos que matam ou impedem o seu desenvolvimento. Dos herbicidas mais utilizados no Brasil, o Norton® (princípio ativo 2,4–D e Picloram) gera preocupações a respeito do resíduo final, que podem ser rios ou solos; podendo ocasionar consequências negativas a saúde humana e ambiental. Objetivo: Avaliar a toxicidade do herbicida Norton® sobre a germinação e crescimento radicular de Capsicum annuum. Material e métodos: Sementes de Capsicum annuum foram dispostas em placas de Petri sobre papel filtro embebido com 3 mL de cada diluição (1; 3; 5; 10; 25; 50; 75; 100 %) do Norton®. Durante 7 dias realizou-se a contagem do número de sementes germinadas. Após a exposição, o comprimento das raízes de cada semente foi medido. Todas as análises foram comparadas com o controle (livre do herbicida). Resultados: Todas as sementes do grupo controle germinaram em 120h. Os grupos de 1, 3, 5 e 10 % obtiveram alto índice de germinação, entretanto com atraso de 24h. Nas concentrações maiores, o índice de germinação foi consideravelmente baixo, ocorrendo após o 5° dia. No grupo de 100% não houve germinação, indicando que a submissão a altas concentrações desse herbicida provocou a inibição germinativa das sementes durante o período de exposição. A maioria das sementes expostas ao Norton® apresentaram germinação, porém o herbicida interferiu no seu alongamento radicular. Conclusão: Ficou evidente que a toxicidade dos princípios ativos do Norton® interferiu no metabolismo da planta, alterando sua germinação e desenvolvimento radicular, indicando assim toxicidade no organismo exposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.