EFEITOS DA TOXICIDADE DO SOLO POR 2,4-D + PICLORAM: BIOENSAIOS DE GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM Lactuca sativa
Resumo
Introdução: Plantas daninhas competem com plantações, deixando-as área menos produtiva. Para o controle, tem-se como alternativa o uso de herbicidas provocando a sua morte ou impedindo seu desenvolvimento. Dentre os herbicidas mais utilizados, a formulação comercial do Norton® é amplamente utilizada. Objetivo: Determinar a toxicidade do Norton® sobre a germinação e crescimento radicular de L. sativa. Métodos: Sementes de L. sativa foram dispostas (n =15, em triplicata) em placas de Petri sobre papel filtro embebido com 3 mL de cada diluição (1; 3; 5; 10; 25; 50; 75; 100 %) do herbicida Norton® contendo 2,4-D + Picloram como princípio ativo. Durante 96 horas foi realizada a contagem do número de sementes germinadas. Após o tempo de exposição, o comprimento das raízes de cada uma das sementes germinadas foi medido. Todas as análises foram comparadas com o controle (livre do herbicida). Resultados: Os resultados mostraram que ocorreu um atraso na germinação das sementes de 48 h em relação ao controle, sendo que, em concentrações mais altas não ocorreu germinação. Embora houvesse germinação na maioria das concentrações, ocorreram um menor desenvolvimento radicular das sementes expostas ao herbicida, de maneira dose-dependente, e isso deve-se ao fato de o herbicida causar uma ampla variedade de efeito na planta. Conclusão: As análises do resultado da pesquisa mostram que a substância alterou germinação e o crescimento da planta. O tamanho das raízes e suas folhas quando expostas ao herbicida são bem reduzidas em comparação ao controle mesmo estando em concentrações muito baixa, ele possui um alto potencial tóxico, podendo ser considerado um efeito letal provocando a morte do embrião.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.