EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ABORDAGEM PERCEPTIVA EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Maciel Bomfim Nascimento Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
  • Edna Régia Sérvolo do Nascimento
  • Liana Lopes Cavalcante

Resumo

Introdução: Atualmente, no século XXI é constatada uma crescente e enorme produção de resíduos sólidos, fato este, provocado principalmente por intermédio das ações humanas e provocando uma série de impactos em todos os ambientes. O ambiente escolar é reconhecidamente um espaço para instituir ligações e transmissões, entre todas as classes sociais e, sobretudo, perceber as problemáticas causadas, a exemplo da produção desordenada dos resíduos. A Educação Ambiental, por sua vez, vem assumindo um papel importante para o desenvolvimento de uma consciência ecológica na nossa sociedade. Objetivo: Objetivou-se com este trabalho uma análise do conhecimento de alunos em uma de Escola de Ensino Profissionalizante e Médio de Crateús-CE em relação ao saber sobre a educação Ambiental com o foco nos assuntos que contempla os Resíduos Sólidos no Ensino Médio. Material e métodos: O desenvolvimento da pesquisa se deu em dois momentos: o levantamento bibliográfico, em seguida a coleta de dados através da aplicação de um questionário quantitativo abordando o tema resíduos sólidos e Educação Ambiental e finalizou-se com uma ação de intervenção. Resultados: Após a análise dos noventas questionários observou-se que os alunos têm conhecimento sobre resíduos sólidos, embora esse tema seja pouco trabalhado dentro da Educação Ambiental. A maioria dos alunos deixaram evidenciado que o conhecimento do conceito de resíduos sólidos é relevante. Conclusão: Contudo, os discentes possuem o conhecimento em resíduos, mesmo que adquirido em uma maior proporção através da mídia, porém a Educação Ambiental deve estar mais atuante em relação a esse tema dentro da sala de aula para que possa ser trabalhada e repassada ao aluno informações e fatos vivenciados a própria realidade destes.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Bomfim Nascimento, M. ., Sérvolo do Nascimento, E. R. ., & Lopes Cavalcante, L. . (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ABORDAGEM PERCEPTIVA EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 81. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/139