EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ABORDAGEM PERCEPTIVA EM AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Introdução: Atualmente, no século XXI é constatada uma crescente e enorme produção de resíduos sólidos, fato este, provocado principalmente por intermédio das ações humanas e provocando uma série de impactos em todos os ambientes. O ambiente escolar é reconhecidamente um espaço para instituir ligações e transmissões, entre todas as classes sociais e, sobretudo, perceber as problemáticas causadas, a exemplo da produção desordenada dos resíduos. A Educação Ambiental, por sua vez, vem assumindo um papel importante para o desenvolvimento de uma consciência ecológica na nossa sociedade. Objetivo: Objetivou-se com este trabalho uma análise do conhecimento de alunos em uma de Escola de Ensino Profissionalizante e Médio de Crateús-CE em relação ao saber sobre a educação Ambiental com o foco nos assuntos que contempla os Resíduos Sólidos no Ensino Médio. Material e métodos: O desenvolvimento da pesquisa se deu em dois momentos: o levantamento bibliográfico, em seguida a coleta de dados através da aplicação de um questionário quantitativo abordando o tema resíduos sólidos e Educação Ambiental e finalizou-se com uma ação de intervenção. Resultados: Após a análise dos noventas questionários observou-se que os alunos têm conhecimento sobre resíduos sólidos, embora esse tema seja pouco trabalhado dentro da Educação Ambiental. A maioria dos alunos deixaram evidenciado que o conhecimento do conceito de resíduos sólidos é relevante. Conclusão: Contudo, os discentes possuem o conhecimento em resíduos, mesmo que adquirido em uma maior proporção através da mídia, porém a Educação Ambiental deve estar mais atuante em relação a esse tema dentro da sala de aula para que possa ser trabalhada e repassada ao aluno informações e fatos vivenciados a própria realidade destes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.