EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRÁVES DA REUTILIZAÇÃO DE PNEUS NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Introdução: A Educação Ambiental compreende processos pelos quais o a coletividade e o indivíduo elaboram valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências. Relacionadas á conservação do meio ambiente. Objetivo: Nessa proposta buscou-se apresentar aos alunos a possibilidade de reutilização de materiais, visando, preservar o meio ambiente e criar espaços ecologicamente adequados. Material e Métodos: A partir de pneus que são descartados no meio ambiente utilizando outros materiais recicláveis, foi construído um jardim ecológico pelos bolsistas do PIBID (programa institucional de iniciação a docência), com a participação ativa dos alunos da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão. Usando estes pneus foram montados puffs (móvel usado como sofá) e uma jardineira para criar um ambiente para que os alunos pudessem ficar aguardando o início da aula. Este espaço visou prevenir riscos externos á escola, como ociosidade, drogas e violência, foi concebido um novo ambiente para acolhe os estudantes que esperam o início do horário das aulas do turno. Nesta atividade houve a participação dos alunos do tempo integral do ensino regular e do 9º ano do ensino fundamental na confecção dos puffs, que demostraram entusiasmo para o desenvolvimento desta tarefa. Algumas dificuldades surgiram como a resistência dos pneus que possuíam malha de aço, o que foi resolvido com o envolvimento dos funcionários da escola. Resultado: O resultado foi à utilização de um espaço ocioso na escola, funcional, que contemplou uma demanda social da comunidade estudantil, com a participação efetiva de vários agentes da escola e a utilização de materiais de alto impacto negativo ambiental. Conclusão: Percebeu-se que é possível desenvolver a Educação Ambiental a partir de iniciativas relativamente simples que programas como o PIBID podem ser os propulsores desse tipo de iniciativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.