A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Marcelo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1355

Palavras-chave:

METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, PANDEMIA

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19, afastou professores e alunos do ambiente escolar. De forma remota, os professores buscaram novas tecnologias e metodologias para dar continuidade ao processo de ensino. Objetivos: Mediante esta situação, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento da percepção dos alunos do ensino médio, sobre a aplicação de metodologias ativas durante o período das aulas remotas para a sua aprendizagem. Material e métodos: Após um bimestre, onde foram aplicadas algumas metodologias ativas (Sala de Aula Invertida, Gameficação e Instrução por Pares), nas aulas de Geografia do segundo ano do ensino médio do Curso de Hospedagem do Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú. foi elaborado um formulário on-line, composto com questões abertas e fechadas, sendo enviado o link aos alunos. A turma é composta por 32 estudantes, no qual 26 responderam o formulário. Resultados: Os alunos destacaram que mesmo com tantas dificuldades pelo distanciamento de seus professores, com as metodologias ativas, se sentiram mais pertencentes na construção do conhecimento, relataram ainda, que as aulas eram mais dinâmicas e prazerosas. Por outro lado, afirmaram que os educadores que insistiram em aplicar apenas aulas expositivas com slides, eram cansativas e entediantes. Conclusão: Concluímos com nossa pesquisa, que apesar de todas as dificuldades em realizar o ensino remoto, devemos perceber que as realidades entre o presencial e remoto são diferentes. Distanciados, alunos e professores, sem uma preparação para tal realidade, imposta pela pandemia, devem buscar métodos mais eficazes, que possibilitem aumentar a interação entre alunos e professores. Que quando estimulados, se sentem pertencentes a todo o processo de ensino, aumentam a sua participação, sem a necessidade de cobranças. Assim, através da utilização dos recursos digitais e as metodologias ativas, o processo de aprendizagem se torna mais efetivo e prazeroso.

Publicado

2021-07-03

Como Citar

Silva, M. da . (2021). A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 15. https://doi.org/10.51189/rema/1355

Edição

Seção

I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line