A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1355Palavras-chave:
METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, PANDEMIAResumo
Introdução: A pandemia da COVID-19, afastou professores e alunos do ambiente escolar. De forma remota, os professores buscaram novas tecnologias e metodologias para dar continuidade ao processo de ensino. Objetivos: Mediante esta situação, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento da percepção dos alunos do ensino médio, sobre a aplicação de metodologias ativas durante o período das aulas remotas para a sua aprendizagem. Material e métodos: Após um bimestre, onde foram aplicadas algumas metodologias ativas (Sala de Aula Invertida, Gameficação e Instrução por Pares), nas aulas de Geografia do segundo ano do ensino médio do Curso de Hospedagem do Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú. foi elaborado um formulário on-line, composto com questões abertas e fechadas, sendo enviado o link aos alunos. A turma é composta por 32 estudantes, no qual 26 responderam o formulário. Resultados: Os alunos destacaram que mesmo com tantas dificuldades pelo distanciamento de seus professores, com as metodologias ativas, se sentiram mais pertencentes na construção do conhecimento, relataram ainda, que as aulas eram mais dinâmicas e prazerosas. Por outro lado, afirmaram que os educadores que insistiram em aplicar apenas aulas expositivas com slides, eram cansativas e entediantes. Conclusão: Concluímos com nossa pesquisa, que apesar de todas as dificuldades em realizar o ensino remoto, devemos perceber que as realidades entre o presencial e remoto são diferentes. Distanciados, alunos e professores, sem uma preparação para tal realidade, imposta pela pandemia, devem buscar métodos mais eficazes, que possibilitem aumentar a interação entre alunos e professores. Que quando estimulados, se sentem pertencentes a todo o processo de ensino, aumentam a sua participação, sem a necessidade de cobranças. Assim, através da utilização dos recursos digitais e as metodologias ativas, o processo de aprendizagem se torna mais efetivo e prazeroso.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.