DRAMATIZANDO E CANTANDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS

Autores

  • Corina Fernandes Souza Instituto Federal do Pará, Itaituba
  • Éfrem Colombo Vasconcelos Ribeiro

Resumo

Introdução: A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido de grande interesse durante a última década, pois o crescimento da população e de suas necessidades tem gerado um aumento significativo na produção de resíduos. Embora atualmente existam algumas alternativas para o destino final desses poluentes a sua proteção ainda significativa e seu acondicionamento, indesejavelmente tem sido disposto de maneira inadequada, alterando dessa forma, o ecossistema. Por isso, atualmente foi adotado uma nova consciência e postura pedagógica, a educação ambiental, a qual deve estar integrada ao cotidiano dos educandos e educadores, contribuindo para a implementação de soluções ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Objetivo: Considerando que a escola é o centro de excelência para o desenvolvimento da Educação Ambiental (que deve permear todas as disciplinas e atividades da escola), contribuindo de tal forma para que os alunos possam a observar, analisar e descobrir as riquezas de seu meio e a desenvolver soluções criativas para os problemas identificados, por isso almeja-se integrar a teoria das disciplinas de física e química com prática e o cotidianos dos discentes. Métodos: Desta forma, os discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Itaituba ao estudarem as reações químicas e nucleares, os resíduos tecnológicos e os produzidos no cotidiano tiveram como meta enfatizar os impactos ambientais causados por estes, identificando as consequências na saúde humana e os fatores que devem ser utilizados para solucionar a problemática. Resultado: Após o estudo da temática os discentes produziram poesias, paródias, peças teatrais e formação de uma banda musical, onde utilizaram materiais reutilizáveis para fabricar os instrumentos e realizaram uma apresentação para culminância do projeto. Conclusão: Assim, pode-se afirmar que houve maior interesse dos discentes ao relacionarem o estudo da teoria integrado ao cotidiano dos mesmos através da temática do meio ambiente a também ao realizarem as apresentações de forma lúdica.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Fernandes Souza, C. ., & Colombo Vasconcelos Ribeiro, Éfrem . (2020). DRAMATIZANDO E CANTANDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 78. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/133