DRAMATIZANDO E CANTANDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS
Resumo
Introdução: A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido de grande interesse durante a última década, pois o crescimento da população e de suas necessidades tem gerado um aumento significativo na produção de resíduos. Embora atualmente existam algumas alternativas para o destino final desses poluentes a sua proteção ainda significativa e seu acondicionamento, indesejavelmente tem sido disposto de maneira inadequada, alterando dessa forma, o ecossistema. Por isso, atualmente foi adotado uma nova consciência e postura pedagógica, a educação ambiental, a qual deve estar integrada ao cotidiano dos educandos e educadores, contribuindo para a implementação de soluções ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Objetivo: Considerando que a escola é o centro de excelência para o desenvolvimento da Educação Ambiental (que deve permear todas as disciplinas e atividades da escola), contribuindo de tal forma para que os alunos possam a observar, analisar e descobrir as riquezas de seu meio e a desenvolver soluções criativas para os problemas identificados, por isso almeja-se integrar a teoria das disciplinas de física e química com prática e o cotidianos dos discentes. Métodos: Desta forma, os discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Itaituba ao estudarem as reações químicas e nucleares, os resíduos tecnológicos e os produzidos no cotidiano tiveram como meta enfatizar os impactos ambientais causados por estes, identificando as consequências na saúde humana e os fatores que devem ser utilizados para solucionar a problemática. Resultado: Após o estudo da temática os discentes produziram poesias, paródias, peças teatrais e formação de uma banda musical, onde utilizaram materiais reutilizáveis para fabricar os instrumentos e realizaram uma apresentação para culminância do projeto. Conclusão: Assim, pode-se afirmar que houve maior interesse dos discentes ao relacionarem o estudo da teoria integrado ao cotidiano dos mesmos através da temática do meio ambiente a também ao realizarem as apresentações de forma lúdica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.