PERSPECTIVAS A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1320Palavras-chave:
ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA, ENSINO ONLINE, ESCOLA, PANDEMIA DA COVID-19Resumo
Introdução: O presente resumo descreve uma análise sobre os desafios e consequências impostos pela COVID-19 no campo do ensino e aprendizagem em Geografia. Objetivo: Analisar os impactos causados pelo afastamento social na Educação Básica e a inserção do ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Materiais e métodos: consistem na pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada a partir do levantamento de referências teóricas, abordadas por diferentes autores. Resultados: Questões como a infraestrutura necessária para o prosseguimento do ensino e aprendizagem on-line e a consolidação de um ciberespaço, a formação dos professores de Geografia em ferramentas tecnológicas, o apoio familiar aos estudantes e as competências socioemocionais constituem-se como significativos desafios para educação. Mediante o contexto caótico, foi possível reafirmar que os professores das Cieência Humanas são peças fundamentais no processo de escolarização, sendo ainda mais solicitados nessa perspectiva remota de estudos domiciliares, pois são responsáveis pela fundamentação crítica em relação aos fenômenos ocorridos no Espaço geográfico. Para dar conta das exigências impostas pelo cenário pandêmico, esses profissionais tiveram que multiplicar as suas habilidades, reinventando-se a cada dia. Além disso, as situações experienciadas provaram a necessidade de um planejamento criativo e significativo, visando o desenvolvimento integral dos estudantes. Conclusão: Constatou-se que se faz necessário repensar as práticas e a concepção da educação brasileira, perante ao ensino e aprendizagem em Geografia e das Ciências Humanas de modo geral, uma vez que o espaço escolar foi ressignificado. As práticas educativas tradicionais, herdadas do modelo escolástico, com traçoes humanistas, disfarçada através do discurso crítico e libertador, foi posta a prova.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.