UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA GEOGRAFIA:UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1319Palavras-chave:
ENSINO DA GEOGRAFIA, MEIO AMBIENTE, RESERVAS PARTICULRES DO PATRIMÔNIO NATURAL, UNIDADES DE CONSERVAÇÃOResumo
Introdução: As constantes transformações no espaço na contemporaneidade, evidenciam claramente o atual estágio de relação intrínseca entre sociedade e natureza, e o seu combustível principal é alicerçado no capital. Atitudes estas, que são estopim para desencadear problemas ambientais, que constituem objeto de estudo e alvo de preocupação de cientistas que visam destrinchar estes fenômenos. Fato este, evidente também em currículos do campo educacional do ensino básico. Pensando nisto, foi incluído pelo MEC, os temas com caráter interdisciplinar, e a Geografia por sua vez em seu currículo, como tema transversal aborda a questão do meio ambiente fundamentada pelos PCNs- Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste viés, a inserção das unidades de conservação -UCs no ensino da Geografia, são valiosos instrumentos para se trabalhar a questão ambiental. Objetivos: Este trabalho busca evidenciar a possibilidade de trabalhar o tema transversal meio ambiente proposto pelo PCNs de Geografia, através da visitação in loco de uma categoria de unidades de conservação, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural as RPPNs. Como objetivo específico, busca-se abordar a possibilidade de desenvolver estas visitações no município de Nova Friburgo. Material: Para elaborar esta pesquisa, recorreu a oferta de referências bibliográficas anteriores cerca desta temática, posteriormente, houve o contato com o órgão ambiental, responsável por gerir as RPPNs na cidade, e por fim, foi realizado uma visitação a campo. Método: A pesquisa possui caráter qualitativo associado ao método investigativo. Conclusão: Trabalhar a questão ambiental no segmento do ensino básico é de grande valia, ofertando a possibilidade de desenvolver e despertar a consciência ambiental nos discentes, tornando-os ativos e preocupados com a questão ambiental, e a Geografia quando se dispõe trabalhar com o tema meio ambiente de modo in loco nas UC's tem maior efetividade. E por fim, no município de Nova Friburgo, tem amplo potencial de uso das RPPNs voltado ao ensino do tema transversal meio ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.