AS CORRENTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA GEOGRAFIA PRESENTES NA PRÁTICA DE DOIS EDUCADORES DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1316Palavras-chave:
ATLAS.TI, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTEResumo
Introdução: Considera-se que a diversidade de saberes e experiências influenciam no modo como os educadores desenvolvem a sua prática. De igual maneira, acredita-se que as escolha teóricas são influenciadas pelo modo como os educadores concebem o mundo e as suas inter-relações. Objetivo: Analisar as características da prática docente em Educação Ambiental do educador de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada de Curitiba/PR. Material e métodos: Utilizou-se como base os referenciais da Educação Ambiental a partir dos autores: Carvalho (2004, 2012) e Sauvé (2005a); no campo da Geografia: Moraes (1989, 2007), Mendonça (2004, 2009, 2019) e Vesentini (1994, 2001, 2008). A pesquisa de cunho qualitativo, investigou dois educadores de Geografia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola em Curitiba-PR. O percurso metodológico amparou-se em Creswell (2010, 2014), Saldaña (2013) e Flick (2009). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, observação participante por meio da plataforma digital Blackboard e análise documental do Projeto Político Pedagógico Pastoral, dos Planos Anuais de Geografia e de Interioridade. Os dados foram analisados com o auxílio do software ATLAS.ti. Resultados: Os resultados apontam que o desenvolvimento da Educação Ambiental ocorre de modo contínuo, fortalecido por ações mais abrangentes com caráter interdisciplinar, a exemplo de trabalhos de campo e campanhas escolares pautadas na coleta de lixo e preservação de recursos naturais. Foi possível identificar que as correntes crítica, naturalista, recursista, humanista e de sustentabilidade da Educação Ambiental apareceram de modo enfático, sem desconsiderar a presença das outras correntes. No que diz respeito à presença das correntes da Geografia, percebe-se a predominância das correntes crítica, socioambiental e humanista. Percebe-se que a relação entre as correntes da EA e da Geografia não possui uma homogeneidade, ocorrem de modo diferente a depender do educador e do conteúdo abordado. Conclusão: Conclui-se que as experiências dos educadores e a sua percepção de mundo influenciam em sua prática, de modo que, mesmo abordando o mesmo conteúdo, cada educador o discute de uma perspectiva diferente, dependendo do seu referencial de mundo e compreensão das inter-relações no espaço.
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