REFLEXÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1311Palavras-chave:
ENSINO, ESTÁGIO, PANDEMIAResumo
Introdução: No dia 11 de março de 2020, foi declarado pela O.M.S. ( Organização Mundial de Saúde ) a pandemia de Covid-19.Tal medida, significou implementação do distanciamento social, que em síntese determina evitar circulação de pessoas em espaços púbicos ou privados. Portanto, a SEDUC (Secretaria de Estado de Educação Desporto) do estado do Amazonas, suspendeu as aulas presenciais no dia 17 de março de 2020. Diante desse contexto, a realização de estudos remotos tornou-se inevitável. Entender como ocorreu tal mudança é de fundamental interesse para o desenvolvimento da educação. Objetivo: O principal objetivo do presente texto, constitui-se em apresentar os desafios e as potencialidades do ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Materiais e Métodos: A realização deste resumo aconteceu através das observações ocorridas no Estágio Supervisionado II de Geografia, da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Seduc-AM. O estabelecimento de ensino foi o Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho na cidade de Manaus-AM. Foi organizado em duas etapas: na primeira, descreve-se as metodologias e os recursos tecnológicos utilizados nas aulas; na segunda, refletimos sobre os desafios e as potencialidades que se apresentaram no período. Resultados: Durante o período observado entre 28 de setembro até 30 de novembro de 2020, foram observadas diversas atividades, desde atividades a distância via televisão ou encontros via WhatsApp, até encontros presenciais em salas de aulas. A falta de conhecimento em informática básica dificultou muito o processo de aprendizagem, portanto, uma lição a ser debatida futuramente é o desenvolvimento dessas habilidades a estudantes. O acesso à internet e a televisão demonstraram ser de difícil alcance pelos estudantes. Embora inúmeros esforços de agentes públicos, professores e pais muitos alunos abandonaram a escola. Conclusão: A aprendizagem envolve diversos fatores, entre eles familiar e econômico, fatores econômicos influenciaram de forma significativa o acompanhamento escolar por parte dos alunos. Portanto, se havia um receio da educação a distância no Brasil, a pandemia de Covid-19 confirmou a complexidade da sua utilização em um país tão desigual.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.