REFLEXÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Samuel Lukas Dias Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1311

Palavras-chave:

ENSINO, ESTÁGIO, PANDEMIA

Resumo

Introdução: No dia 11 de março de 2020, foi declarado pela O.M.S. ( Organização Mundial de Saúde ) a pandemia de Covid-19.Tal medida, significou implementação do distanciamento social, que em síntese determina evitar circulação de pessoas em espaços púbicos ou privados. Portanto, a SEDUC (Secretaria de Estado de Educação Desporto) do estado do Amazonas, suspendeu as aulas presenciais no dia 17 de março de 2020. Diante desse contexto, a realização de estudos remotos tornou-se inevitável. Entender como ocorreu tal mudança é de fundamental interesse para o desenvolvimento da educação. Objetivo: O principal objetivo do presente texto, constitui-se em apresentar os desafios e as potencialidades do ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Materiais e Métodos: A realização deste resumo aconteceu através das observações ocorridas no Estágio Supervisionado II de Geografia, da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Seduc-AM. O estabelecimento de ensino foi o Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho na cidade de Manaus-AM. Foi organizado em duas etapas: na primeira, descreve-se as metodologias e os recursos tecnológicos utilizados nas aulas; na segunda, refletimos sobre os desafios e as potencialidades que se apresentaram no período. Resultados: Durante o período observado entre 28 de setembro até 30 de novembro de 2020, foram observadas diversas atividades, desde atividades a distância via televisão ou encontros via WhatsApp, até encontros presenciais em salas de aulas. A falta de conhecimento em informática básica dificultou muito o processo de aprendizagem, portanto, uma lição a ser debatida futuramente é o desenvolvimento dessas habilidades a estudantes. O acesso à internet e a televisão demonstraram ser de difícil alcance pelos estudantes. Embora inúmeros esforços de agentes públicos, professores e pais muitos alunos abandonaram a escola. Conclusão: A aprendizagem envolve diversos fatores, entre eles familiar e econômico, fatores econômicos influenciaram de forma  significativa o acompanhamento escolar por parte dos alunos. Portanto, se havia um receio da educação a distância no Brasil, a pandemia de Covid-19 confirmou  a complexidade da sua utilização em um país tão desigual.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Rodrigues, S. L. D. . (2021). REFLEXÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 3. https://doi.org/10.51189/rema/1311

Edição

Seção

I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line