NANOMATERIAIS COM APLICAÇÕES BIOLÓGICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1304Palavras-chave:
BIOMATERIAIS, BIOPOLÍMEROS, NANOMATERIAIS, BIOLOGIAResumo
Introdução: Os nanomateriais estão na vanguarda do campo de rápido desenvolvimento da nanotecnologia. Suas propriedades únicas, que dependem do tamanho das partículas sintetizadas, tornam esses materiais superiores e indispensáveis em muitas áreas da atividade humana, incluindo as ciências biológicas. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo busca apresentar, através de uma revisão de literatura, os mais recentes desenvolvimentos no campo dos nanomateriais aplicados a biologia. Material e métodos: A revisão de literatura consistiu na busca por artigos científicos e livros publicados nas bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science. Na busca dos artigos e livros foram utilizados os descritores: “nanomateriais”, “biologia”, “biopolímeros” e “biomateriais” os quais foram utilizados isolados e/ou em combinações. Foram encontrados diversos artigos e livros relacionados ao tema e os mesmos foram analisados quanto a relevância do tema voltado para aplicação na área de ciências biológicas. Resultados: Os resultados apontaram muitos exemplos do uso de biomateriais nanométricos em diversas áreas da biologia. Observou-se que na genética, diversos nanomateriais são utilizados com os mais variados propósitos. Como por exemplo, a utilização de nanomateriais na terapia gênica para a entrega de genes e drogas em células específicas. Além desse, observou-se o uso da nanotecnologia para a sondagem da estrutura do DNA e o uso como marcadores biológicos fluorescentes. Além disso, observou-se aplicações de nanomateriais no campo da biologia celular, tais como na separação e purificação de moléculas e células biológicas, biossensores celulares, e utilização em microssistemas enzimáticos. Na área da microbiologia, verificou-se a utilização de biomateriais com atividade antibacteriana, antifúngica e na detecção biológica de patógenos. Conclusão: Portanto, a partir dos resultados apresentados nesse estudo, verifica-se que o uso de nanomateriais nas diferentes áreas da biologia vem crescendo cada vez mais e se torna de extrema importância para o cenário da pesquisa atual tendo em vista que essa tecnologia permite diferentes aplicações com excelentes resultados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.