O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO AMBIENTAL: RUMO À SEXTA EXTINÇÃO EM MASSA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1292Palavras-chave:
ALIENAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ESTRATÉGIA NEOLIBERAL, SEXTA EXTINÇÃO EM MASSAResumo
Introdução: O Desenvolvimento Sustentável, conceito surgido nos anos 1980, é uma estratégia neoliberal que pretende funcionar como uma panaceia para todos os males advindos da degradação do meio ambiente. Essa degradação é causada pela subespécie Homo sapiens sapiens, talvez a única cuja evolução biológica selecionou como um parasita extremo dos recursos naturais, principalmente pós-capitalismo industrial. Objetivos: Demonstrar que os impactos ambientais provocados pelo agente antrópico, numa escala muito maior que o planeta pode reciclar termodinamicamente, é fracamente combatido pelo Desenvolvimento Sustentável por meio de tratados, conferências, metas e legislações ineficientes e utópicas, desvinculadas da realidade política, social e econômica da maioria dos países, sendo no fundo um instrumento de alienação ambiental. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, mediante a análise de relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e outras fontes científicas relacionadas à questão ambiental, como os dezessete objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), comparando-se as metas estabelecidas com os resultados observados na realidade. Resultados: A análise dos relatórios do IPCC e das dezessete metas da Agenda 2030 demonstram que existe um ofuscamento da necessidade premente de uma verdadeira mudança copernicana global no que concerne ao equilíbrio humanidade e meio ambiente, em que a polissemia semântica é apresentada de modo resolutivo, porém contrastando com o aumento da temperatura global e intensificação do desmatamento, queimadas, extinções das espécies e poluições. Deste modo, as premissas do Desenvolvimento Sustentável suprimem a sua própria condição de aplicabilidade. Conclusão: Caso essa estratégia neoliberal, falha no seu cerne, seja adotada como a única solução para o caos ambiental atual e vindouro, as atuais e futuras gerações serão moldadas numa alienação das reais causas da fragmentação dos ecossistemas e poluição do meio ambiente. Isso inevitavelmente acelerará a sexta extinção em massa, provocando o desaparecimento, em larga escala e em curto espaço de tempo, de uma parcela significativa da biodiversidade atual, incluindo a humana.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.