A SUPLEMENTAÇÃO COM L-GLUTAMINA MODULA O PERFIL DE CITOCINAS NA MUCOSA DAS VIAS AÉREAS EM RESPOSTA À VACINAÇÃO CONTRA O VIRUS INFLUENZA EM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1291Palavras-chave:
CITOCINAS, L-GLUTAMINA, VACINA, VÍRUS INFLUENZAResumo
Introdução: A glutamina tem mostrado ser capaz de melhorar imunidade. Contudo, sua ação na resposta imune das vias aéreas superiores em idosos necessita de esclarecimentos. Objetivo: Deste modo, nosso objetivo foi avaliar o efeito da suplementação de L-glutamina na resposta inflamatória presente na mucosa das vias aéreas de idosos vacinados contra o vírus Influenza. Material e métodos: Foram coletas amostras de saliva de 83 idosos fisicamente ativos, em dois momentos, antes (pré) e após 30 dias (pós) a vacinação para o vírus Influenza e também suplementação com L-glutamina (Gln, n=42) ou placebo (PL, n=41). Resultados: No grupo Gln foram observados maiores níveis salivares de interleucina (IL) -17 pós-vacinação em comparação aos valores encontrados pré-vacinação e no grupo PL pós-vacinação. Além disso, maiores níveis salivares de IL-6 e IL-10 foram vistos pós-vacinação no grupo Gln, em contrapartida aos menores níveis de IL-37 pós-vacinação, em ambos os grupos, em relação aos valores anteriores. Já os níveis de TNF-α permaneceram inalterados. Em ambos os grupos, tanto pré como pós-vacinação, foram encontradas correlações positivas entre IL-6 e IL-10, além da IL-17 com a IL-6 ou com a IL-10 no grupo Gln pós-vacinação. Uma correlação negativa entre IL-37 e IL-10 foi encontrada pré e pós-vacinação no grupo PL. Conclusão: A suplementação de Gln modula a resposta da imunidade da mucosa, aumentando não só a resposta Th2, que induz a diferenciação de células B imaturas em plasmócitos secretores de IgA, como também o perfil Th17, que tem como característica aumentar a proteção da mucosa por também poder induzir a produção e liberação de IgAs. Diante dos nossos dados, podemos sugerir que a suplementação com glutamina modula a resposta inflamatória da mucosa das vias aéreas e isto pode impactar na melhoria da resposta à vacinação contra o vírus Influenza em idosos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.