ANÁLISE ACERCA DA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM A PANDEMIA/COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1288Palavras-chave:
COVID-19, NUTRIÇÃO, POLÍTICA, SEGURANÇA ALIMENTARResumo
Introdução: O surgimento da COVID-19 explicitou ainda mais as enormes diferenças sociais que existem no Brasil, reacendendo as discussões acerca d situação de insegurança alimentar e nutricional que atinge grande parte da população brasileira. OBJETIVO: Apresentar o atual contexto da promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional no Brasil nesse período de pandemia, como as famílias estão sendo assistidas com a garantia de seus direitos. Material e Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de fontes bibliográficas e documentais, em caráter qualitativa exploratória e utilizado o método de análises em bancos de dados virtuais, como as plataformas Google Acadêmico e Scielo, com a finalidade de apresentar o atual contexto na garantia do direito à segurança alimentar e nutricional aos brasileiros neste período de pandemia. Resultados: Dados afirmam que mais de dez milhões de brasileiros encontravam-se em estado de insegurança alimentar antes da pandemia. Com o COVID-19 houve privação de renda, e isso faz com que as pessoas não tenham acesso ao alimento, trazendo uma grande ruptura na agricultura famílias, onde a produção era comprada pelo Program Nacional de Alimentação Escolar, garantindo alimentos saldáveis para crianças e renda para o pequeno produtor. Sendo proibido feiras, tudo colaborou para o atual cenário. Nesse contexto, governos municipais e estaduais criam políticas para que esses alimentos cheguem às mesas das pessoas, uma vez que estão impossibilitados de fazer refeição na escola, estão sendo distribuídas cestas básicas ou até mesmo transferência de renda em algumas regiões, para que possam proteger a sociedade da fome. Conclusão: É necessário ter políticas nacionais que invistam no social, protegendo o direito à alimentação e nutrição saudável, uma vez que nosso país já é marcado por várias situações de desigualdades, seja racial, de renda, gênero e aos serviços de saúde. É notório que as respostas do Governo Federal sobre medidas de enfrentamentos a fome têm sido lentas e confusas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.