CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1284Palavras-chave:
ENSINO DE CIÊNCIAS, EXTRAÇÃO DO DNA, RECURSO DIDÁTICOResumo
Introdução: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências naturais (PCNs) o ensino de ciências tem por finalidade formar cidadãos, porém, quando ensinado numa perspectiva meramente memorialística, se torna pouco interessante e muitas vezes incompreensível. Pois as teorias científicas, por sua complexidade, e sem a mediação necessária do professor, pode limitar a compreensão dos conceitos científicos pelos alunos, que acabam interferindo com sua interpretação cotidiana a respeito da ciência. Dessa forma, as aulas práticas no ensino de ciências em escolas de educação básica vem mostrando uma importância para uso de recurso didático para uma melhor processo de ensino e aprendizagem do conteúdo teórico. Objetivo: Investigar a importância da aula prática como recurso didático pedagógico para a construção da teoria-prática de ensino de ciências. Material e métodos: A atividade prática sobre a extração do DNA do morango, foi realizada em uma turma de 40 alunos e foram subdivididas em 4 grupos, com duração de 45 minutos. Apesar que o colégio que estava sendo ministrada a aula prática não possuía laboratório, o experimento prático aconteceu em sala de aula e teve as mesmas normas se segurança de um laboratório tradicional. A cada passo da prática de ensino, houve uma socialização entre os grupos para saber a importância de cada procedimentos e revisando sempre a estrutura e a composição da célula geral, dando uma ênfase para o núcleo e a molécula de DNA que tem uma importância muito grande para vida dos organismos. Resultados: Após a aplicação da aula prática foi observado que os alunos tiverem uma maior coerência sobre os assuntos relacionados e aspectos biológicos deixando suas respostas mais coerentes e segundo Carvalho, em sala de aula “não são dadas muitas oportunidades para os estudantes discutirem questões científicas, relacionarem dados e oferecerem explicações” (CARVALHO, 2012, p. 20). Conclusão: Portanto as aulas práticas utilizadas como ferramenta didática para o ensino-aprendizagem para contribuição no ensino de ciências.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.