A MÚSICA EM SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DOS SONS COMO IMPULSO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1272Palavras-chave:
MÚSICA, NEUROBIOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, PSICOPEDAGOGIA MUSICALResumo
Introdução: O processo de aprender é um ponto de individualidade para cada aluno. Ou seja, a cada indivíduo, cabe cuidadosamente suas necessidades particulares para o sucesso na construção do ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a música pode ser um instrumento de fácil acesso para apoiar o objetivo da escolarização em todos os seus níveis. Promovendo a integração social entre crianças, a psicopedagogia musical pode e deve ser aplicada nas salas de aula e, ainda, como método terapêutico para suprir lacunas de desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos. Objetivos: O objetivo do estudo é caracterizar o uso dos sons como método docente para aperfeiçoamento da produtividade escolar. Materiais e métodos: O levantamento de dados foi realizado através de revisão bibliográfica de 1998 até 2021. A coleta das informações se deu em busca de artigos científicos disponíveis em plataformas on-line e impressos, bem como a utilização da literatura disponível em bibliotecas. Resultados: Caracterizamos a transmissão sonora como uma importante ferramenta no mundo pedagógico. Sendo assim, a psicopedagogia musical é utilizada para promover um aperfeiçoamento das capacitações desenvolvidas em diferentes anos, desde a alfabetização até a vida acadêmica de graduação. A prática pode ser aplicada de formas diferentes, correspondendo às necessidades específicas de cada turma ou aluno. Tendo finalidade de capacitar os mesmos a usarem melhor as diferentes áreas do cérebro, bem como, promover a socialização entre grupos, preparando alunos de comportamento mais isolados ao entrosamento com o meio social. Conclusão: Tendo de forma tão acessível esse recurso, é excepcional a promoção e capacitação de professores para o uso da metodologia. Cada vez mais, somos capazes de explorar as disfunções mentais do ser humano. Assim, principalmente para as crianças, temos o dever de proporcionar as melhores condições ambientais e neurológicas para que possam desempenhar o seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico da melhor forma possível.
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