A PRESENÇA DA ETNOBIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: ESTAMOS TRABALHANDO ESSA IMPORTANTE CIÊNCIA COM NOSSOS ADOLESCENTES?

Autores

  • André Santos Landim
  • Afonso De Jesus Mota
  • Fernando Raimundo De Sousa
  • Maria Do Socorro Nunes Cavalcante
  • Kleber De Oliveira Macêdo
  • Wanderson Da Silva Negreiros

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1268

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO BÁSICA, FATORES CULTURAIS, POVOS TRADICIONAIS

Resumo

Introdução: A Etnobiologia é uma recente e importante área das Ciências Biológicas que tem um caráter multidisciplinar, pois se baseia nas relações entre sociedades humanas modernas, povos tradicionais e todo meio ambiente natural como animais e plantas. Essa área tem ganhado cada dia mais notoriedade e espaço nos debates científicos, todavia, se faz necessário investigar a presença da etnobiologia em livros didáticos da educação básica. Objetivo: Esse trabalho objetivou analisar a presença de conteúdo ou termos que retratem a Etnobiologia em livros didáticos de biologia do Ensino Médio. Metodologia: Foram analisados três livros didáticos de biologia, com respectivos volumes I, II e III, de diferentes autores, cadastrados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, denominados como Livros A, B e C. Durante a análise foram feitas buscas por termos relacionados como etnobiologia, etnobotânica, etnozoologia, povos tradicionais, medicina tradicional através de ferramentas de pesquisa digital, além de busca por sumário dos livros e consulta a temas relacionados diretamente em cada unidade. Resultados: Os Livros A e B trouxeram um curto tópico acerca do termo “Etnobotânica” ao estabelecer o uso de plantas medicinais por povos tradicionais, já o livro C não foi encontrado nenhum tópico em destaque acerca de qualquer temática relacionada a etnobiologia. Conclusão: Portanto, tais resultados demonstram que conteúdos de Etnobiologia ainda não são tratados de forma satisfatória em livros didáticos de biologia, havendo uma necessidade de maior aprofundamento em temas da área e em formação de professores, pois, devido a interdisciplinaridade da etnobiologia, se faz essencial que mais professores da educação básica tenham propriedade e leitura sobre temas relevantes como uma opinião crítica sobre a utilização de animais silvestres na medicina popular ou da interferência de fatores culturais que podem vir a levar determinado animais a redução de sua população.

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Landim, A. S. ., Mota, A. D. J. ., Sousa, F. R. D. ., Cavalcante, M. D. S. N. ., Macêdo, K. D. O., & Negreiros, W. D. S. (2021). A PRESENÇA DA ETNOBIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: ESTAMOS TRABALHANDO ESSA IMPORTANTE CIÊNCIA COM NOSSOS ADOLESCENTES?. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 40. https://doi.org/10.51189/rema/1268

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line