A PRESENÇA DA ETNOBIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: ESTAMOS TRABALHANDO ESSA IMPORTANTE CIÊNCIA COM NOSSOS ADOLESCENTES?
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1268Palavras-chave:
EDUCAÇÃO BÁSICA, FATORES CULTURAIS, POVOS TRADICIONAISResumo
Introdução: A Etnobiologia é uma recente e importante área das Ciências Biológicas que tem um caráter multidisciplinar, pois se baseia nas relações entre sociedades humanas modernas, povos tradicionais e todo meio ambiente natural como animais e plantas. Essa área tem ganhado cada dia mais notoriedade e espaço nos debates científicos, todavia, se faz necessário investigar a presença da etnobiologia em livros didáticos da educação básica. Objetivo: Esse trabalho objetivou analisar a presença de conteúdo ou termos que retratem a Etnobiologia em livros didáticos de biologia do Ensino Médio. Metodologia: Foram analisados três livros didáticos de biologia, com respectivos volumes I, II e III, de diferentes autores, cadastrados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, denominados como Livros A, B e C. Durante a análise foram feitas buscas por termos relacionados como etnobiologia, etnobotânica, etnozoologia, povos tradicionais, medicina tradicional através de ferramentas de pesquisa digital, além de busca por sumário dos livros e consulta a temas relacionados diretamente em cada unidade. Resultados: Os Livros A e B trouxeram um curto tópico acerca do termo “Etnobotânica” ao estabelecer o uso de plantas medicinais por povos tradicionais, já o livro C não foi encontrado nenhum tópico em destaque acerca de qualquer temática relacionada a etnobiologia. Conclusão: Portanto, tais resultados demonstram que conteúdos de Etnobiologia ainda não são tratados de forma satisfatória em livros didáticos de biologia, havendo uma necessidade de maior aprofundamento em temas da área e em formação de professores, pois, devido a interdisciplinaridade da etnobiologia, se faz essencial que mais professores da educação básica tenham propriedade e leitura sobre temas relevantes como uma opinião crítica sobre a utilização de animais silvestres na medicina popular ou da interferência de fatores culturais que podem vir a levar determinado animais a redução de sua população.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.