COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS FUNDAMENTAIS E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1265Palavras-chave:
MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS, INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, CONCEITOS BIOLÓGICOS FUNDAMENTAIS, ESTUDANTESResumo
Introdução: inconsistências no conhecimento científico entre estudantes do ensino superior relatadas na literatura e dados das últimas avaliações do PISA evidenciam que os estudantes enfrentam dificuldades para interpretar informações científicas. Objetivos: o presente estudo buscou avaliar conhecimentos de conceitos biológicos básicos e realizar uma proposta educativa específica de genética básica para alunos de graduação. Material e Métodos: um questionário com 33 questões de genética básica foi distribuído de forma aleatória a 125 estudantes de graduação, durante o ano letivo de 2016, correspondente ao primeiro quartil do nível socioeconômico de uma Faculdade de Medicina da região metropolitana de São Paulo. O estudo foi realizado de acordo com as regras da resolução ética 510/2016 e as afirmações do questionário foram agrupadas em quatro temas: Fatores Genéticos (tema Genético), Expressão e Diferenciação Celular (Tema Celular), Integração de Níveis de Representação e Noções de Dimensão (Tema Integrativo) e um subtema denominado "Nonsense" (afirmações contendo termos sem sentido biológico). O padrão de resposta foi descrito empregando gráficos de barras agrupados por temas e a análise de componentes principais (PCA) foi aplicada ordenando-se as respostas conforme os vetores de erros, indecisões e respostas corretas. Posteriormente, um gráfico de dendrograma foi feito e comparado com os dados da PCA. Resultados: de acordo com a ausência de um padrão estabelecido de respostas, em geral, foi demonstrada uma falta de conhecimento prévio de genética básica nos temas Genético, Celular e Integrativo. Observou-se que os erros se concentraram principalmente no tema Integrativo do questionário, demonstrando uma capacidade reduzida do aluno em combinar diferentes níveis de representação e noções de dimensão. Verificou-se ainda uma ausência preocupante de consistência no subtema Nonsense. O presente estudo, no entanto, poderia ter apresentado uma quantidade maior de participantes (n). Conclusão: observando-se os dados em que se concentram as respostas erradas ou indecisões dos estudantes no gráfico da PCA obtido das respostas do questionário de genética básica é possível elaborar uma proposta de intervenção educacional específica, a fim de minimizar falhas em conhecimentos biológicos fundamentais. Além disso, é possível aplicar a presente proposta de mapeamento de conhecimentos a outros conteúdos de ciências naturais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.