UTILIZAÇÃO DE ESTERCO BOVINO COMO FONTE DE ENERGIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1262Resumo
Introdução: No cenário científico, há uma discussão no que se diz respeito às mudanças no modelo energético em vigor, de energia fóssil e nuclear para um sistema que inclua fontes de energias limpas, alternativas e renováveis, pois, o atual modelo energético vem se desgastando, principalmente com os recentes desastres ecológicos, e o surgimento da triste conclusão que muitas mudanças climáticas são ocasionadas pela poluição. A utilização de biodigestores contribui em grande parte para a integração de atividades agropecuárias, aproveitando dejetos de animais, que na maioria das vezes são descartáveis ou utilizados apenas como fertilizantes na propriedade rural, convertendo-o em vertentes para o desenvolvimento sustentável: energia renovável e de fácil acesso. Tal meio de produção de energia, provoca uma transformação de produtos, organização da produção, e melhora da logística de comercialização. Objetivos: Assim, o principal objetivo do presente trabalho é analisar a produção de energia sustentável, por meio do aproveitamento de esterco bovino, como um fator que pode trazer grandes benefícios para o agronegócio. Material e métodos: Quanto à abordagem, optou-se por uma análise teórica, ancorada nos seguintes procedimentos: Pesquisa Bibliográfica a partir da revisão de literatura sob a temática abrangendo enciclopédias, coleções, livros, artigos, revistas e jornais on-line, retirados de Bibliotecas digitais de instituições como PUC e USP, enquanto a pesquisa documental valeu-se de informações colhidas de trabalhos públicos e privados. Resultados: A geração de energia elétrica por meio de biodigestores e geradores adaptados é viável tecnicamente e economicamente, principalmente para ser utilizado em propriedades rurais, desde que sejam utilizadas corretamente as técnicas de correção dos resíduos de bovinos e biogás. Assim, pode-se acrescentar um aumento significativo na produção de energia. Conclusão: Podemos concluir, que focando na produção de bovinos, a utilização dessa técnica pode gerar renda extra ao produtor, mesmo antes da comercialização do produto principal, aumentando assim os rendimentos e estimulando o potencial produtivo da propriedade. Considerando os impactos ambientais, o biodigestor é totalmente sustentável, visto que é um método de tratamento de resíduos, promovendo assim um desenvolvimento contínuo, se direcionado de forma eficiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.