DESENVOLVIMENTO DE COLETORES RECICLÁVEIS: UMA ALTERNATIVA INOVADORA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Introdução: O descarte de pilhas e baterias é um tema bastante discutido e explorado nos últimos tempos. No Brasil, esses dispositivos não têm recebido a devida atenção, mesmo diante aos impactos ambientais que já foram reportados na literatura. Além disso, não existe uma política séria no país que tenha o objetivo de combater práticas ilegais e proporcione a destinação correta de pilhas e baterias já vendidas, portanto, é perceptível a necessidade de atitudes que nos protejam do perigo invisível que é o seu descarte incorreto. É importante destacar que esses dispositivos possuem substâncias que trazem malefícios ao homem e aos animais. Objetivo: Nesse sentido, o trabalho em questão teve como objetivo sensibilizar a instituição de ensino e comunidades do entorno escolar acerca dos malefícios causados pelo descarte incorreto de pilhas e baterias. Materiais e Métodos: Foi promovida a sensibilização de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, onde foi realizada a aplicação de um questionário estruturado à comunidade do entorno escolar, sendo baseado na temática em estudo e confecção de coletores de pilhas e baterias. Resultados: Com isso observou-se a carência de informações quanto aos malefícios e descarte incorreto desses materiais por parte dos entrevistados. Com o desenvolvimento do projeto os estudantes passaram a perceber mais a importância da preservação do meio ambiente, assim como se mostraram mais responsáveis para exercerem seu papel de cidadão e cuidarem mais do planeta onde vivem. Mesmo que o conhecimento científico seja pouco consolidado ou inexistente na vida dos entrevistados, percebeu-se que 40% deles já ouviram falar sobre o perigo do descarte incorreto de pilhas e baterias, porém, poucos possuem a informação do local de descarte correto para descarte. Conclusão: Desta forma o tema mostrou-se significativo para ser explorado, trazendo melhorias para os estudantes que perceberam de forma concreta como se dá a pesquisa científica, bem como para os cidadãos, contribuindo para informações tão relevantes e necessárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.