DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Resumo
Introdução: As tecnologias de informação e comunicação, no contexto educacional, estão sendo desenvolvidas de forma acelerada, trazendo mudanças sociais e culturais e possibilitando novas práticas de educação ambiental. Na botânica, a falta de interesse dos alunos tem sido apontada como resultado da dificuldade do aluno em estabelecer uma relação direta com as plantas, dado a complexidade dos conteúdos nos livros didáticos. Essa dificuldade de aprendizado gera o que é chamado de “cegueira botânica”, que se refere à ausência da percepção das plantas no dia-a-dia, reduzindo a capacidade de reconhecimento da importância destas para a manutenção dos ambientes ecológicos e suas funções na biosfera como um todo. Objetivo: O presente trabalho objetivou levantar as informações pertinentes às espécies arbóreas do Conjunto Arbóreo do Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR) e, com base nessas informações, a criação de um software educacional específico para a área de botânica. Materiais e métodos: O local de estudo correspondeu ao Conjunto Arbóreo do CAAR, administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (UEPG). O trabalho envolveu as seguintes etapas: identificação e levantamento de informações ecológicas e dendrológicas sobre as espécies do conjunto arbóreo, criação de um código QR para cada indivíduo arbóreo, confecção de placas de identificação das espécies e montagem, estruturação e programação do software educativo. Resultados: Foram identificadas 40 espécies no Conjunto Arbóreo do CAAR. O software criado consiste de um aplicativo para celular que permite a leitura de códigos QR, os quais estão vinculados às informações levantadas, as quais foram: nome científico e popular, família, grupo ecológico, origem, bioma, ocorrência, sistema sexual, época de floração e frutificação, síndrome de polinização e dispersão, tipo de fruto, tipo de folha, filotaxia e principais usos das plantas, além de imagens da espécie. Conclusão: Espera-se ter contribuído com a inserção de uma ferramenta tecnológica e educativa, capaz de gerar impactos positivos na produção de novos conhecimentos e, por consequência, maiores possibilidades de interação, comunicação e colaboração entre os envolvidos, incentivando o aprendizado de forma menos complexa e mais prazerosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.