O PAPEL DO INSTAGRAM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: BIO NA RUA UNB
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1249Palavras-chave:
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, REDES SOCIAIS, COVID-19Resumo
Introdução: A educação e a comunicação fluem em conjunto, de acordo com as oportunidades que lhes são propostas. Assim, dada a recente necessidade de distanciamento social, o projeto de extensão Bio na Rua - UnB, que por 15 anos divulgou ciência presencialmente, como museu itinerante, apresentando materiais relacionados à conservação da biodiversidade, passou a investir na divulgação remota. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo comparar o engajamento do público na conta do Bio na Rua UnB na rede social Instagram, antes e depois da pandemia da COVID-19, a fim de avaliar o efeito do investimento realizado. Material e métodos: Foram coletadas estatísticas de engajamento providas pelo Instagram durante dois anos de atividade, sendo um anterior ao início da pandemia e um posterior. A partir disso, o total de publicações e as estatísticas geradas foram comparados entre os períodos, para acesso ao panorama geral. Posteriormente, testes U de Mann-Whitney, foram utilizados para comparar as estatísticas referentes aos dois anos em questão, além de Modelagem de Equações Estruturadas Multigrupo, para avaliar se havia diferença no padrão de respostas da seguinte cadeia de relações: influência do alcance no número de ‘curtidas’, influência do número de ‘curtidas’ no número de comentários e influência do número de comentários no número de seguidores ganhos com a publicação. Resultados: Em 2019, 11 publicações foram realizadas e, em 2020, 41. Essa diferença gerou um aumento de 500% no alcance das postagens e de 1100% no número de comentários. A comparação dos posts, pelo teste de Mann-Whitney, mostrou que, após o início da pandemia, houve um aumento significativo de comentários (234%), encaminhamentos (1350%) e salvamentos (2600%). A modelagem mostrou diferença na relação entre alcance e curtidas ao longo dos períodos, revelando que, antes da pandemia, a cada 100 pessoas alcançadas o post ganhava apenas duas curtidas e, durante a pandemia, a cada 100 pessoas alcançadas os posts passaram a ganhar 26 curtidas (em média). Conclusão: A partir dos resultados apresentados, concluímos que o investimento em divulgação online pós-pandemia gerou posts mais apreciados e aumento no engajamento do público nesse meio de divulgação.
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