DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE EXTRATOS DE FRUTOS DE SPONDIAS PURPUREA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1246Palavras-chave:
COMPOSTOS BIOATIVOS, FITOQUÍMICA, FLAVONOIDES, POLIFENOIS, SERIGUELAResumo
Introdução: A biodiversidade brasileira apresenta diversas espécies vegetais que são fontes de compostos bioativos que promovem a saúde e apresentam benefícios nutricionais. Neste sentido, a seriguela é uma espécie que possui frutos com essas propriedades devido à presença de metabólitos como polifenois e flavonoides que podem prevenir doenças relacionadas aos processos de oxidação e de envelhecimento precoce. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo de fenóis e flavonoides totais de extratos de frutos de seriguela. Material e métodos: Os frutos de S. purpurea foram coletados e suas polpas foram liofilizadas para obtenção de um pó. Este foi extraído por 24 horas (1:10 (p/v) - etanol 70%) e, após filtração, o processo foi repetido 2 vezes. O extrato resultante foi evaporado em rotaevaporador e posteriormente liofilizado a fim de obter o extrato seco. As amostras obtidas foram diluídas em diferentes concentrações (entre 0,5 e 2,5 mg/mL) para as análises fitoquímicas. Resultados: Na avaliação do conteúdo de fenóis totais do extrato dos frutos de seriguela destaca-se a presença de maior conteúdo na menor concentração (0,5 mg/mL), onde o extrato apresentou 60,07 mg EAG (equivalente de ácido gálico)/g, enquanto, na avaliação do conteúdo de flavonoides totais, o extrato apresentou 15,29 mg ER (equivalente de rutina)/g na mesma concentração. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, foi possível observar a presença de compostos fenólicos, fenóis e flavonoides, no extrato dos frutos de S. purpurea. Estes resultados evidenciam a importância da biodiversidade brasileira e demonstram a possibilidade de aplicação da espécie avaliada neste estudo na área de cosméticos, fitoterápicos e fitoprodutos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.