A CONTRIBUIÇÃO DE ERNST MAYR PARA A FILOSOFIA DA BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1245Palavras-chave:
FILOSOFIA, BIOLOGIA, MAYRResumo
Introdução: A ciência que estuda os seres vivos em seus mais variados aspectos, se encontra, de acordo com o pensamento do biólogo Ernst Mayr, estabelecida como uma ciência genuína, autônoma e única, embora por muito tempo tenha sido considerada uma disciplina pouco rigorosa e tratada como um ramo da física. Objetivo: Identificar no pensamento de Ernst Mayr sua contribuição para o estabelecimento de uma filosofia da biologia. Material e métodos: Pesquisa bibliográfica às obras “Isto é Biologia: A Ciência do Mundo Vivo” e “Biologia, Ciência Única”. Resultados: Para o autor, a biologia é considerada uma ciência genuína (Bona fide), pois demonstra organização e classificação do conhecimento com base em princípios explicativos. Para que a biologia fosse reconhecida como ciência autônoma, independente da física, foi necessário que (1) os princípios equivocados do vitalismo e a teleologia cósmica fossem refutados; (2) se demonstrasse que princípios básicos do fisicalismo como o pensamento tipológico, o determinismo, o reducionismo e as leis naturais universais não se aplicam à biologia; e, (3) se assumisse o caráter único da complexidade dos sistemas vivos, reconhecendo que o paradigma evolutivo é uma ciência histórica, que se vale então da metodologia das narrativas. Além disso, Mayr ressalta o papel do acaso para esta ciência, além da necessidade do pensamento holístico e a limitação do seu escopo de investigações ao mesocosmo. Para o autor, o que garantiu a unidade da ciência biológica foi o reconhecimento da teoria evolutiva como um paradigma após a publicação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, paradigma este que se consolidou com a síntese evolutiva. Conclusão: O pensamento de Ernst Mayr sobre as características exclusivas da biologia, suas diferenças marcantes em relação à física, a refutação de antigos pressupostos e o reconhecimento do darwinismo como o paradigma norteador da ciência biológica, representam uma grande contribuição para o estabelecimento de uma filosofia da biologia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.