A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1235Palavras-chave:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: A Educação Ambiental se apresenta como uma estratégia para a construção holística de um novo paradigma, que incorpora dimensões social e ambiental para um desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, apresenta como dever, a defesa e a preservação do meio ambiente, fazendo surgir a Política Nacional de Educação Ambiental. Paralelo a este paradigma está o avanço do ensino a distância no país e com a pandemia do Covid-19, a Educação Presencial buscou nesta modalidade as tecnologias para o Ensino Remoto, uma alternativa para não estagnar diante da situação de saúde pública. Neste contexto, a Educação a Distância vem assumindo um papel de destaque na educação brasileira, com isto é de fundamental importância verificar como a modalidade vem abordando a Educação Ambiental. Objetivo: Identificar publicações que apresentem estudos quanto ao desenvolvimento da Educação Ambiental no âmbito da Educação a Distância. Material e métodos: Foi realizada uma revisão sistêmica das publicações a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A seguir foi realizada a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave para analisar e definir quais das publicações seriam incluídas na revisão. Resultados: A busca apresentou 107 publicações e revendo a literatura foram selecionados 14 trabalhos para leitura completa. Os estudos abordam técnicas de como trabalhar com a Educação Ambiental na modalidade a distância no país. Conclusão: Apesar da Lei Federal nº 9.795/99 garantir que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os meios e modalidades de ensino, integrando o currículo de todas as disciplinas, com abordagem interdisciplinar, foi possível perceber a partir da pesquisa, o pouco que se conhece dos meios utilizados pelo ensino a distância para desenvolver a temática, pelo número reduzido de publicações disponibilizadas, necessitando de outros estudos que contribuam para o melhor desempenho da Educação Ambiental nesta modalidade.
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