ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O TEMA “DOENÇAS NEGLIGENCIADAS PARASITÁRIAS”

Autores

  • Luana Gomes Carneiro
  • Maria José Paes

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1222

Palavras-chave:

DOENÇAS NEGLIGENCIADAS, ENSINO DE BIOLOGIA, PARASITOLOGIA

Resumo

Introdução: Doenças Negligenciadas (DN) prevalecem em condições de vulnerabilidade social, não recebendo a devida atenção do poder público. As DN incluem agentes etiológicos diversos, incluindo parasitas, que formam um grupo específico, as Doenças Negligenciadas Parasitárias (DNP), que atingem um alto percentual da população brasileira. No ensino médio a educação em saúde é atrelada à disciplina Biologia, o que torna o ensino nesta área um importante aliado na formação cidadã, oportunizando aos estudantes e professores momentos de interação que podem vir a contribuir para a redução dos impactos devido à disseminação de DNP. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi avaliar, em caráter preliminar, o conhecimento básico de professores de biologia do ensino médio e apontar a importância de disponibilizar programas de formação continuada para esses profissionais. Materiais e Métodos: Os dados foram obtidos a partir de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, que foi respondido por 23 professores de Biologia do ensino médio. Resultados: O termo “doenças negligenciadas” foi reconhecido por 74% dos respondentes, porém somente 4% destes associaram as DN à falta de higiene ou saneamento e 17% à pobreza ou vulnerabilidade social, mas 39% fizeram a substituição da palavra “negligenciada” por “esquecida” ou sinônimos, demonstrando um conhecimento superficial do conceito. Para apenas 17,4% dos respondentes a formação em parasitologia na graduação foi excelente, o que preocupa, dada a importância do tema. A maioria dos respondentes, 70%, fez corretamente a associação entre DN e parasitoses. A abordagem de DNP é ineficiente ou ausente nos currículos de ensino médio segundo 65,2% dos respondentes, somando-se esse dado à abordagem superficial presente nos livros didáticos, é possível perceber que o tema pode não estar recebendo a devida importância também na escola. Conclusão: Os resultados apontam para uma necessidade de formação continuada para os docentes, especialmente aqueles que atuam em áreas onde a incidência de DNP é alta, dando a estas ferramentas que permitam aprimorar suas práticas de ensino trabalhando o tema dentro de seu planejamento de forma ampla e eficiente beneficiando a todos.

Publicado

2021-06-25

Como Citar

Carneiro , L. G., & Paes, M. J. . (2021). ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O TEMA “DOENÇAS NEGLIGENCIADAS PARASITÁRIAS”. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 3. https://doi.org/10.51189/rema/1222

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line